ACM

NOTÍCIAS | BLOG

Por que deixar para última hora?

Planejar uma rotina de exercícios e de alimentação saudável durante o ano evita todo o desgaste na hora que o verão chegar.

Para conseguir “dar conta” da casa, do trabalho, dos filhos e ainda encontrar tempo para programar uma rotina de atividades físicas, um bom planejamento é fundamental.

Quando pretendemos manter nossa saúde e bem-estar, devemos prestar mais atenção no melhor funcionamento de todas as funções vitais de nosso organismo. Não podemos nos preocupar apenas com a estética, que acaba se tornando um fator secundário, pois aliar condicionamento físico ao bom andamento das funções cardiorrespiratórias levará automaticamente a uma melhora global, trazendo ganhos para o corpo como um todo, explica Marlos Eduardo Puliero, educador físico, pós-graduando em Fisiologia do Exercício.

“Planejando as atividades físicas durante o ano, fica mais fácil tornar as atividades mais prazerosas e diminui o risco de lesões, pois nosso organismo terá tempo suficiente de assimilar e responder à fadiga gerada pelo esforço físico causado por qualquer atividade”, enfatiza Marlos.

Para começar, são indicados, no mínimo, 30 minutos para você curtir o seu corpo. Reserve um tempo, mas que esse tempo seja seu. Pedale, ande, corra, nade; enfim, brinque com seu corpo.

Na procura pela forma perfeita, aproveite os esportes de quadra para entrar em forma, fazer amigos e ter estímulos para treinar o ano todo. Isso porque esse tipo de exercício, independente da modalidade, tem a capacidade de trabalhar o fortalecimento dos músculos, do sistema cardiorrespiratório (condicionamento físico), e promove o efeito sociabilizador, com maior integração entre os praticantes, o que leva, assim, a um aumento no sentimento de cooperação.

“As modalidade coletivas necessitam de todos da equipe para alcançar um objetivo. Além de ser uma atividade prazerosa, com treinamentos específicos dos fundamentos dos esportes, as pessoas começam a gostar de  praticar a modalidade por eles escolhida, evitando assim a rotina e mantendo um desafio sempre a ser alcançado”, explica o educador físico.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLIQUE AQUI
CLIQUE AQUI E REALIZE SUA MATRÍCULA
SAIBA COMO REALIZAR SUA MATRÍCULA.