ACM São Paulo

A ACM é muito mais do que você imagina. Viaje com a gente através do tempo.

Em mais de 177 anos de existência, a ACM está em 120 países, mais de 7 mil sedes, alcança mais de 64 milhões de pessoas e contabiliza mais de 919 mil voluntários. E está organizada em: Aliança Africana, Asiática e do Pacífico; Latino-América e Caribenha; Oriente Médio; ACMs Europeias; ACMs dos EUA e Canadá; todos sob orientação e direção da Aliança Mundial das ACMs, localizada em Genebra – Suíça.

ACM NO MUNDO

1844
O começo da ACM
Como tudo começou

A Associação Cristã de Moços (ACM) surgiu em 06 de junho de 1844, em Londres, por iniciativa do então jovem George Williams, no período da Revolução Industrial.

1855
França
Base em Paris

Oficializada a Base de Paris: declaração de missão e visão da ACM,assinada na Conferência das ACMs em Paris, no dia 22 de agosto.

Unidade na fé em Cristo e na propagação de seu evangelho.

1891
Basquete
BOAS IDEIAS NASCEM AQUI | BASQUETE

A invenção do esporte ocorreu em 21 de dezembro com a iniciativa do educador James Naismith, da ACM.

Springfield, Massachusetts (EUA).

1893
Brasil
ACM chega ao Brasil

A ACM chega ao Brasil pela iniciativa de Myron August Clark, fundador da ACM São Paulo. Rio de Janeiro foi a primeira cidade brasileira a conhecer os ideais acemistas, cuja fundação da ACM Rio de janeiro ocorreu em 04 de julho de 1893.

1895
Vôlei
BOAS IDEIAS NASCEM AQUI | VÔLEI

A invenção do esporte ocorreu em 09 de fevereiro com a iniciativa do educador William George Morgan, da ACM.

Holyoke, Massachusetts (EUA).

1901
Porto Alegre
ACM NO BRASIL - RIO GRANDE DO SUL

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, inaugura sua primeira ACM.

1901
Porto Alegre
Nobel da Paz

Nesse mesmo ano, a ACM recebe seu primeiro Nobel da paz endereçado ao acemista Henri Dunant, por sua contribuição na fundação da Cruz Vermelha.

1902
São Paulo
ACM NO BRASIL - SÃO PAULO

Nossa ACM São Paulo é fundada por Myron August Clark, em 23 de dezembro, com o apoio da 1ª Igreja Presbiteriana do Estado de São Paulo. Hoje, a ACM contabiliza 10 unidades esportivas e 18 pontos de atendimento social.

1920
Olimpíadas
Taça Olímpica

A ACM conquista a 1ª Taça Olímpica, maior premiação do desporto mundial, pela criação do Basquete.

1921
Dia das mães
Dia das mães

O Dia das Mães passa a ser comemorado, no Estado de São Paulo, por iniciativa da ACM São Paulo. A data foi trazida ao Brasil por intermédio da ACM Rio Grande do Sul, em 12 de maio de 1918.

1929
Olimpíadas
Taça Olímpica

ACM conquista a 2ª Taça Olímpica, endereçada à Aliança Mundial das ACMs por sua contribuição ao crescimento internacional do Movimento Olímpico.

1930
Futsal
BOAS IDEIAS NASCEM AQUI | FUTSAL

A invenção do esporte ocorreu em outubro com a iniciativa do educador Juan Carlos Ceriani, da ACM Mondevidéu, no Uruguai.

1930
Acampamento
Acampamento

Organização dos primeiros acampamentos educativos da ACM São Paulo na Represa Billings. As temporadas do Acampamento da ACM são reconhecidas pela ABAE – Associação Brasileira de Acampamentos Educativos.

1946
Nobel da Paz
Nobel da Paz

A ACM recebe seu 2º Nobel da Paz, endereçado ao líder acemista John Raleigh Mott, em reconhecimento a todos os esforços da ACM durante as duas Grandes Guerras.

1948
Olimpíadas
Medalha Olímpica

O Brasil conquista sua primeira medalha de bronze no Basquete, nos Jogos Olímpicos de Londres, com a equipe do educador da ACM São Paulo, Moacyr Brondi Daiuto, então técnico da Seleção. A medalha está em exposição no 5º andar da sede da ACM São Paulo.

1956
São Paulo
PRIMEIRA SEDE PRÓPRIA DA ACM SÃO PAULO

Após diversas campanhas financeiras, com o apoio dos voluntários, a ACM São Paulo inaugura um monumento à juventude em 02 de março.

1970
ONU
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDADAS (ONU)

A ACM, por intermédio da Aliança Mundial das ACMs, é convidada a ocupar uma cadeira no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da ONU.

1997
Acemista
Dia do Acemista

A data, que é comemorada, anualmente e mundo afora pelas ACMs, em decorrência da Fundação do Movimento Acemista, em 06 de junho, passou a ser celebrada, oficialmente na cidade de São Paulo, em julho de 1997.

2005
Acemista
Dia do Acemista

A data, que é comemorada, anualmente e mundo afora pelas ACMs, em decorrência da Fundação do Movimento Acemista, em 06 de junho, passou a ser celebrada, oficialmente no estado de São Paulo, em outubro de 2005.