
Como tudo começou
A Associação Cristã de Moços (ACM) surgiu em 06 de junho de 1844, em Londres, por iniciativa do então jovem George Williams, no período da Revolução Industrial.
Em mais de 177 anos de existência, a ACM está em 120 países, mais de 7 mil sedes, alcança mais de 64 milhões de pessoas e contabiliza mais de 919 mil voluntários. E está organizada em: Aliança Africana, Asiática e do Pacífico; Latino-América e Caribenha; Oriente Médio; ACMs Europeias; ACMs dos EUA e Canadá; todos sob orientação e direção da Aliança Mundial das ACMs, localizada em Genebra – Suíça.
Em 06 de junho de 1844, George Williams, um jovem de 20 anos de idade, recém-chegado do interior da Inglaterra, começou a educar a juventude no espírito do Evangelho de Cristo e a empregar construtivamente as horas de lazer dos jovens com atividades de base cristã, visando oferecer-lhes melhores condições sociais e espirituais. Tudo ocorria no andar superior da loja em que trabalhava (Hitchcock-Rogers), localizada em frente à Catedral St. Paul, em Londres.
Nascia, então, a associação que viria ser a fonte geradora das energias físicas, morais, culturais e espirituais dos homens, e consagrada como uma das maiores e mais respeitadas instituições do mundo.
Conforme o Movimento Acemista se expandia, crescia, também, o clamor pela criação de uma única entidade, com o propósito de garantir força, direção e unidade. Então, em 1855, realizou-se um encontro internacional, na França, onde foi estabelecida a “Base de Paris”: declaração de missão e visão de todas as Associações Cristãs para garantir que os objetivos iniciais, idealizados pelos fundadores, fossem preservados.
Em mais de 177 anos de existência, o Movimento Acemista chegou a 120 países, em mais de 07 mil sedes, alcançou mais de 64 milhões de pessoas e conquistou 919 mil voluntários.
Hoje, a ACM está composta pelas seguintes áreas:
:: Aliança Mundial das ACMs, com sede em Genebra, cujo objetivo é coordenar, representar e apoiar o Movimento em qualquer parte do mundo;
:: Aliança Africana, Asiática e do Pacífico;
:: Aliança Latino-América e Caribenha;
:: Comitê do Oriente Médio;
:: ACMs Europeias;
:: ACMs dos Estados Unidos e do Canadá.
No Brasil, a ACM teve como seu primeiro destino a cidade do Rio de Janeiro, com a fundação da ACM Rio em 04 de julho de 1893; oito anos depois, Rio Grande do Sul – Porto Alegre; e, em 23 de dezembro de 1902, Capital Paulista, com a nossa ACM São Paulo, cujo fundador, Myron August Clark, foi o líder à frente dos movimentos acemistas brasileiros.
Em 2022, nossa ACM completa 120 anos de história, fortalecendo pessoas, famílias e comunidades.
A Associação Cristã de Moços (ACM) surgiu em 06 de junho de 1844, em Londres, por iniciativa do então jovem George Williams, no período da Revolução Industrial.
Oficializada a Base de Paris: declaração de missão e visão da ACM,assinada na Conferência das ACMs em Paris, no dia 22 de agosto.
Unidade na fé em Cristo e na propagação de seu evangelho.
A invenção do esporte ocorreu em 21 de dezembro com a iniciativa do educador James Naismith, da ACM.
Springfield, Massachusetts (EUA).
A ACM chega ao Brasil pela iniciativa de Myron August Clark, fundador da ACM São Paulo. Rio de Janeiro foi a primeira cidade brasileira a conhecer os ideais acemistas, cuja fundação da ACM Rio de janeiro ocorreu em 04 de julho de 1893.
A invenção do esporte ocorreu em 09 de fevereiro com a iniciativa do educador William George Morgan, da ACM.
Holyoke, Massachusetts (EUA).
Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, inaugura sua primeira ACM.
Nesse mesmo ano, a ACM recebe seu primeiro Nobel da paz endereçado ao acemista Henri Dunant, por sua contribuição na fundação da Cruz Vermelha.
Nossa ACM São Paulo é fundada por Myron August Clark, em 23 de dezembro, com o apoio da 1ª Igreja Presbiteriana do Estado de São Paulo. Hoje, a ACM contabiliza 10 unidades esportivas e 18 pontos de atendimento social.
A ACM conquista a 1ª Taça Olímpica, maior premiação do desporto mundial, pela criação do Basquete.
O Dia das Mães passa a ser comemorado, no Estado de São Paulo, por iniciativa da ACM São Paulo. A data foi trazida ao Brasil por intermédio da ACM Rio Grande do Sul, em 12 de maio de 1918.
ACM conquista a 2ª Taça Olímpica, endereçada à Aliança Mundial das ACMs por sua contribuição ao crescimento internacional do Movimento Olímpico.
A invenção do esporte ocorreu em outubro com a iniciativa do educador Juan Carlos Ceriani, da ACM Mondevidéu, no Uruguai.
Organização dos primeiros acampamentos educativos da ACM São Paulo na Represa Billings. As temporadas do Acampamento da ACM são reconhecidas pela ABAE – Associação Brasileira de Acampamentos Educativos.
A ACM recebe seu 2º Nobel da Paz, endereçado ao líder acemista John Raleigh Mott, em reconhecimento a todos os esforços da ACM durante as duas Grandes Guerras.
O Brasil conquista sua primeira medalha de bronze no Basquete, nos Jogos Olímpicos de Londres, com a equipe do educador da ACM São Paulo, Moacyr Brondi Daiuto, então técnico da Seleção. A medalha está em exposição no 5º andar da sede da ACM São Paulo.
Após diversas campanhas financeiras, com o apoio dos voluntários, a ACM São Paulo inaugura um monumento à juventude em 02 de março.
A ACM, por intermédio da Aliança Mundial das ACMs, é convidada a ocupar uma cadeira no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da ONU.
A data, que é comemorada, anualmente e mundo afora pelas ACMs, em decorrência da Fundação do Movimento Acemista, em 06 de junho, passou a ser celebrada, oficialmente na cidade de São Paulo, em julho de 1997.
A data, que é comemorada, anualmente e mundo afora pelas ACMs, em decorrência da Fundação do Movimento Acemista, em 06 de junho, passou a ser celebrada, oficialmente no estado de São Paulo, em outubro de 2005.