ACM São Paulo

Reavalie sua rotina e adote novos hábitos

Reavaliar a rotina e adotar novos hábitos pode ser a recarga de ânimo de que você precisa.

Tem dias que o desânimo toma conta da gente. É uma tortura ter de se levantar da cama, trabalhar, estudar e executar qualquer tarefa. Ficamos com uma sensação de que precisamos trocar as pilhas, não é mesmo? E é exatamente disso que precisamos. É óbvio que não da forma literal, mas assim como os aparelhos eletrônicos, funcionamos por meio de energias que nos impulsionam para a reposição ou restauro do ânimo perdido.

Como temos férias ao menos uma vez ao ano, é necessário que, no dia a dia, coloquemos em prática ações saudáveis para nos livrarmos do estresse com atitudes que podem ser mais simples do que pensamos. 

Confira a seguir os conselhos de especialistas para que você consiga recarregar as pilhas com saúde, bem-estar e qualidade de vida.

RESPIRAÇÃO

É pela respiração que a energia vital penetra no nosso corpo como uma manifestação da energia primitiva. Quem respira bem pode melhorar a qualidade de vida em vários aspectos, uma vez que a energia fica mais equilibrada, resultando em maior disposição geral, melhorando o sono, diminuindo a ansiedade e também o estresse. Leia sobre Ginástica Respiratória clicando aqui.

MOVIMENTO

Está cansado? Então ponha o corpo para trabalhar. Diferente do que muita gente imagina, praticar exercícios físicos é uma ótima maneira de recuperar o gás. Vida é movimento! Todos os esportes são ótimos. Cada um deve descobrir o que traz mais prazer e novas possibilidades. Qualquer atividade física deve ser lúdica ou poderá ser mais um fator de estresse. Quando a atividade é prazerosa e não algo obrigatório, a pessoa consegue mais facilmente manter o hábito.

A ACM São Paulo tem uma programação completa, repleta de diversidade de atividades e flexibilidade de horário para você e sua família. São atividades para suar a camisa, relaxar e trazer o ânimo de volta. Confira tudo o que a ACM tem a oferecer, clicando aqui.

ALIMENTAÇÃO

A alimentação também é uma grande aliada na manutenção e recuperação da energia. Escolher bem os alimentos durante as refeições pode fazer toda a diferença para quem está em busca da força perdida. E esse cuidado começa desde a primeira refeição do dia. Tomar café da manhã completo e diversificado é muito importante: cereais, frutas, sucos naturais, leite e derivados, pães, preferencialmente os integrais, garantem mais disposição. Tudo, claro, com quantidade que respeitem a necessidade de cada pessoa.

Mas não termina por aí. Ao longo do dia é importante caprichar e manter, no prato, o equilíbrio dos grupos alimentares: frutas, verduras, sementes e legumes podem agir no corpo combatendo a preguiça, desintoxicando e devolvendo a energia do organismo. 

Para os praticantes de alguma atividade física, o cuidado com a alimentação é indispensável antes e depois dos treinos. 

Saiba mais sobre Alimentação Saudável da infância à terceira idade, clicando aqui.

NOVOS HÁBITOS

Ler, ouvir música, assistir a bons filmes e séries, cultivar uma pequena horta em casa, meditar, praticar YHatha Yoga, adotar um animal de estimação, bater papo virtual com amigos e familiares são algumas das pequenas ações  que podem fazer toda diferença em nosso dia a dia. 

Reavaliar como anda sua rotina e encaixar hábitos que lhe dão prazer também é uma ferramenta poderosa para renovar o ânimo. Adotar uma postura positiva diante dos problemas pode ser desafiador, mas ajuda bastante. 

A imaginação de situações agradáveis e pensamentos positivos têm um efeito benéfico sobre o corpo, produzindo uma sensação de bem-estar e tranquilidade, que gera energia dentro de nós mesmos. 

RELAXE

:: Pise em uma bolinha de tênis (ou alguma mais macia) com um pé de cada vez. Com o pé suavemente apoiado na bolinha, inspire, expire, soltando o pé sobre a bolinha. Faça algumas vezes e troque de pé;

:: Coloque bolinhas de gude em uma bacia e massageie os pés;

:: Se estiver muito tempo sentado, levante-se e alongue-se respirando. Faça isso por cinco minutos.