Beba água! Hidrate-se.

Beba água! Hidrate-se. 

A ingestão de água potável e, no mínimo, dois litros diariamente, é essencial para a manutenção da saúde física. Isso é fato! Mas há algumas fakes e fatos que precisam ser esclarecidos, que tiram o sono de muita gente, como, por exemplo, “beber água em jejum emagrece?”. Veja a resposta para essa e outras perguntas, agora, com o apoio do nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme:

Tomar água gelada ajuda na queima de calorias?

FATO: o que ocorre é um processo chamado “termogênese”, que equilibra a temperatura interna do corpo com a do meio ambiente e está ligado estritamente ao metabolismo, favorecendo a queima de gordura.

Beber água em jejum emagrece?

FAKE: apenas a ingestão de água não elimina massa, muito menos se for bebida em dieta. Para que haja o emagrecimento real, é fundamental ter o balanço energético negativo, ou seja, comer menos e gastar mais calorias, e eliminar os maus hábitos na alimentação.

Beber água faz bem para a pele?

FATO: a ingestão de água ajuda na eliminação das toxinas produzidas pelo organismo. E quando o corpo está bem hidratado, consequentemente a pele estará mais saudável.

Se eu não estiver com sede, devo beber água mesmo assim?

FATO: em tempos frios, como no inverno, a sede tende a diminuir, contudo, é importante adquirir e manter o hábito de ingerir água ao longo do dia, independentemente se estiver com sede ou não, para que não ocorram casos de desidratação. 

Fique atento: o simples fato de sentir sede já é indício de que o corpo está em desidratação.

É recomendado beber, em média, dois litros de água por dia?

FATO: mas essa quantidade pode variar de indivíduo para indivíduo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a média diária está em torno de 1,5 a 3,0 litros de água por dia. Além disso, é importante consumir frutas, verduras e legumes, uma vez que esses alimentos contêm água natural indispensável para a manutenção da saúde.

Assim como os refrigerantes, a água com gás ocasiona a obesidade?

FAKE: o que interfere no peso não é o gás contido na água, mas sim as calorias do açúcar do refrigerante.

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Veja também: 04 dicas para melhorar seu hábito de beber água.

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