YSTEP: Movimento e Energia!

YStep: Movimento e Energia em aulas de tirar o fôlego!

Para quem gosta de uma atividade intensa e muito divertida, encontrará tudo isso e muito mais nas aulas de YStep da ACM São Paulo, tanto presencial quanto virtualmente (nas lives no Instagram e Facebook de algumas unidades da Instituição).

A aula combina dança e atividade aeróbica, que proporciona muitos benefícios para a saúde e bem-estar de quem a pratica.

O Step surgiu em 1986, quando a professora e ex-ginasta norte-americana Gim Miler sofreu uma lesão e recebeu a recomendação do seu fisioterapeuta para subir e descer um degrau para fortalecer os músculos da coxa. Buscando não se cansar desse movimento repetitivo, Miler associou o movimento de braços e pernas e algumas variações, sem saber que sua iniciativa seria aperfeiçoada e, mais tarde, seria uma das aulas mais procuradas nas academias.

Na aula de YStep, o movimento básico é o de subida e descida numa plataforma ajustável, combinando o movimento dos braços. Tudo simultaneamente com uma coreografia acompanhada de música bem ritmada.

Objetivo principal das aulas: desenvolver a musculatura de forma progressiva, sempre respeitando o ritmo de cada praticante, para evitar contusões ou outros problemas musculares.

Os benefícios para quem pratica o YStep são inúmeros, porque além de oferecer melhora para o sistema cardiorrespiratório, também proporciona um bom condicionamento físico, fortalecimento dos ossos, tendões e ligamentos e aumento da resistência muscular. 

Além disso, desenvolve o ritmo, a coordenação motora, o reflexo, o equilíbrio, a memória e promove a interação social.

Por se tratar de um exercício muito intenso, também ajuda no emagrecimento, já que se perde, aproximadamente, de 300 a 500 calorias por aula, dependendo de sua duração, intensidade, ritmo da música e rendimento individual. 

É importante lembrar que para a perda de peso e a manutenção de uma boa saúde, as aulas devem ser realizadas, pelo menos, três vezes por semana, o que é recomendado como ideal a qualquer atividade física.

O YStep, assim como todas as demais atividades, deve ser praticado com acompanhamento de um profissional especializado para as devidas orientações técnicas sobre postura, aquecimento e ritmo. Uma aula sem orientação pode ocasionar lesões e mau rendimento.

O importante é sempre respeitar seu ritmo e começar devagar e progressivamente para sentir os bons efeitos da atividade física.

APROVEITE AS AULAS, DANCE, SOLTE-SE E DIVIRTA-SE!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *