TEMA LIVRE
I – CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS
O Salão de Artes da ACM / YMCA São Paulo tem como objetivo a abertura de espaço para arte
e cultura em nossa Instituição, concedendo aos artistas a oportunidade para exposição de suas
obras, concorrendo sem separação de categorias (amadores e/ou profissionais), seguindo
nosso lema: “Para que todos sejam um”, contribuindo, assim, para a valorização das artes
plásticas e a preservação de valores culturais para nosso quadro associativo e à comunidade.
II – INSCRIÇÕES, CATEGORIA ETÁRIA, ESPECIFICAÇÕES E ENTREGA DAS OBRAS
1- Período
As inscrições e entregas das obras deverão ser realizadas de 25 de outubro a 06 de novembro
na recepção de uma das 11 unidades da ACM / YMCA São Paulo na qual o artista optou em
participar.
Poderão se inscrever artistas amadores ou profissionais de todo o Brasil, assim como
estrangeiros, mesmo que não tenham realizado nenhuma exposição individual ou coletiva,
com faixa etária a partir de 15 anos de idade completos. Mas atenção, somente três obras por
artistas poderão ser inscritas, sendo que não serão aceitas obras que já participaram em
exposições anteriores na ACM, e não serão aceitas inscrições de artistas já falecidos e nem de
colaboradores da ACM / YMCA São Paulo e seus parentes, bem como de prestadores de
serviços (terceiros) à Instituição e pessoas pertencentes à Comissão Julgadora.
- Técnicas aceitas
Pintura (óleo, aquarela, técnica mista, guache, acrílica e pastel) de qualquer estilo. Não serão
aceitas esculturas, gravuras ou qualquer outra obra que não se enquadre neste regulamento.
3- Moldura
Somente as obras apresentadas em tela deverão conter molduras. Para aquelas apresentadas
em painel, não serão necessárias. - As obras deverão ser apresentadas com: 02 (duas) presilhas atrás, uma em cada canto
superior da obra, para que fiquem penduradas no momento da exposição.
Obs.: não serão aceitas obras que não atendam os critérios / especificações constantes nesse
regulamento. - As obras inscritas deverão obedecer às seguintes especificações:
a) Não exceder a 1,50m x 1,50 m com moldura inclusa;
b) No verso da obra deverá ser colada etiqueta, escrita legivelmente, com o título, nome,
telefone e e-mail do artista, técnica aplicada, metragem e preço (para aqueles que estiverem
disponíveis para venda). - Para a efetivação da participação no Salão de Arte, os artistas deverão entregar as obras,
bem como a ficha de inscrição e efetuar o pagamento necessário, dentro dos prazos
estipulados pela Comissão Organizadora. - Valor das inscrições:
- O valor deverá ser definido em cada unidade, lembrando que deverão estar inclusos o
vernissage, premiação e a semana de exposição local. Caso o artista venda alguma obra, não
será necessário repassar valor algum para a ACM / YMCA São Paulo.
8- Despesas
As despesas com transporte (ida e volta até o local de inscrição e exposição) e embalagem
estarão sob responsabilidade do artista.
III – VERNISSAGE E EXPOSIÇÃO
O vernissage ocorrerá no dia 22 de novembro de 2021 (segunda-feira), às 19h, na unidade da
ACM / YMCA São Paulo onde ocorreu a inscrição. E as obras ficarão em exposição de 22 de
novembro a 03 de dezembro de 2021, no local indicado pela unidade da ACM / YMCA São
Paulo em que ocorreu a inscrição.
IV – SELEÇÃO
A seleção das obras, para a premiação, será realizada pela Comissão Julgadora, designada pela
direção de cada unidade da ACM / YMCA São Paulo.
V – PREMIAÇÃO
As premiações para os participantes do Salão de Arte da ACM / YMCA São Paulo ocorrerão no
dia do vernissage, em suas respectivas localidades indicadas pelas unidades, cujos
reconhecimentos serão:
a) MEDALHAS ou TROFÉUS para o 1º, 2º e 3º colocados (cada Unidade decide);
b) CERTIFICADOS para todos os participantes (modelo enviado pela Comissão Sociocultural);
c) CERTIFICADOS de Menção Honrosa (serão até 03 (três) no geral), fornecido modelo pela
Comissão Sociocultural;
*Cada unidade, por iniciativa própria, poderá agregar outros prêmios para os ganhadores,
além dos aqui estabelecidos.
VI – DEVOLUÇÃO DAS OBRAS
Todas as obras participantes do Salão de Arte da ACM / YMCA São Paulo deverão ser retiradas
de 06 a 11 de Dezembro de 2021 no mesmo local de inscrição/exposição. Após a data
estabelecida para a devolução, cessará a responsabilidade de guarda e conservação do órgão
promotor, ACM, e passarão a pertencer ao acervo da Instituição.
Obs.: caso seja outra pessoa que não seja o autor a retirar a obra, deverá enviar autorização
por escrito com cópia de documento de identidade.
VI – COMISSÃO JULGADORA
A Comissão Julgadora é composta por especialistas na área de artes e convidados, os quais
estão expressamente proibidos de participar como expositores.
Toda e qualquer decisão desta instância é soberana e irrevogável.
VII – DISPOSIÇÕES FINAIS
Na presente ficha de inscrição consta a declaração do artista, dando ciência deste regulamento
e concordando com as disposições regulamentares aqui expostas, bem como das decisões dos
organizadores.
A ACM / YMCA São Paulo não se responsabiliza pelo serviço de devolução das obras, assim
como por danos, extravios, incêndios, enchentes, perda total, parcial, roubos e atos de
vandalismo.
Os artistas selecionados e/ou premiados serão informados, por e-mail ou telefone, caso não
compareçam ao vernissage.
As obras poderão ser expostas com indicação de valores de venda e negociadas diretamente
com o artista.
VIII – INFORMAÇÕES GERAIS
CADA UNIDADE DA ACM / YMCA S. PAULO PARTICIPANTE DO SALÃO DE ARTES PODERÁ, DE
ACORDO COM SUAS NECESSIDADES, ALTERAR AS DATAS E HORÁRIOS CONSTANTES NESSE
REGULAMENTO.