ACM São Paulo

O PODER DO YHATHA YOGA

Você conhece o YHatha Yoga? É uma aula baseada no Hatha Yoga, que visa integrar corpo e mente, melhorar o condicionamento físico de maneira global e auxiliar na concentração e relaxamento.

Hatha Yoga é o yoga física! Ela busca dominar o corpo em vista do aperfeiçoamento posterior da alma. “Ha” significa Sol e “Tha”, Lua. O sol representa as energias positivas, e a lua as negativas. Assim, Hatha Yoga busca o equilíbrio dessas duas partes. Quando este equilíbrio é alcançado, a saúde perfeita aparece.

Os benefícios da aula são a diminuição de problemas posturais; alívio da ansiedade; diminuição dos níveis de estresse; redução de dores crônicas; e melhora na aptidão muscular, flexibilidade, circulação e equilíbrio.

As classes de YHatha Yoga, na ACM, iniciam com um aquecimento. Na sequência, são realizados os asanas como:

:: Naokasana, postura do barco sem as mãos;

:: Supta uttitha hasta pandagustha sana, postura deitada da mão no dedão do pé;

:: Setu Bandhasana, postura da ponte.

As aulas na ACM são democráticas, ou seja, as posturas respeitam sempre o nível da turma e o desenvolvimento individual de cada acemista. No começo da prática, são executados movimentos simples e, de acordo com o tempo de aula e a dificuldade das posições, há aumento gradual.

Para finalizar é realizado o Savasana, relaxamento final, com duração de 05 a 10 minutos. Por fim, as aulas se encerram com o Namastê, palavra originária do sânscrito, que, literalmente, significa “curvo-me perante a ti” e é a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro. Em um sentido mais amplo, o Namastê também tem como significado “o Deus que habita no meu coração saúda o Deus que habita no seu coração”.

O mais importante do YHatha Yoga não é só aprender a executar movimentos extremamente complicados, mas, sim, entender e assimilar seus ensinamentos, o que é possível em qualquer idade. #VEMPRAACM treinar.