Tá estressado?

Tá estressado? #VemPraACM e confira as dicas especiais reservadas para você, nas 11 unidades esportivas da ACM, para deixá-lo calminho, calminho…

Dormir tarde, acordar cedo, enfrentar o trânsito, problemas na rotina profissional, estudar e ainda lidar com as tarefas domésticas. Ultimamente, o dia parece estar curto demais para tanta correria, e o seu corpo não acompanha tanta agitação, não é mesmo? Aí você sabe quem entra na jogada: o estresse!

Mas afinal, o que significa estar estressado? 

A psicóloga Mariuza Pregnolato, especialista em Análise Comportamental e Cognitiva pela Universidade de São Paulo (USP), explica que é uma espécie de desequilíbrio funcional físico e mental. Trata-se de uma resposta natural do organismo, que busca adaptar-se diante de uma nova situação. É a forma com que a pessoa se relaciona com o meio em que vive.

As causas  podem ser variadas e acontecer por motivos mais complexos, como brigas e discussões, trânsito caótico, correria no trabalho, desemprego e perdas familiares, até os mais simples, como som alto e luz ambiente muito forte.

O estresse pode ser classificado em três fases:

:: AGUDA: ocorre uma agitação apenas em momentos de perigo e ameaça;

:: RESISTÊNCIA: fase em que o corpo segue ininterruptamente em alerta;

:: EXAUSTÃO: o corpo, por si só, resolve parar, impedindo a pessoa de continuar em situação de excessiva exigência. 

É no momento de exaustão que surgem os problemas mais graves , como os de saúde.

Pregnolato conta que a pessoa estressada apresenta sintomas de desgastes emocionais e físicos, irritabilidade, palpitações, sudorese, dificuldade de concentração, cansaço, humor instável, problemas cardíacos, além do sentimento constante de insatisfação com tudo e com todos. Você quer isso para você?

Então, saiba que praticar uma ou mais atividades físicas é uma das soluções para alcançar e manter uma vida mais saudável e produtiva. Exercitar-se causa um efeito estimulante sobre o organismo e relaxa a mente. Sem falar que, na atividade física, você encontra uma pausa para toda a aceleração que seu dia a dia impõe, preparando e condicionando seu corpo para suportar e enfrentar todo e qualquer desafio.

“O importante é ser dosado, de modo a oferecer prazer e benefícios à saúde física e mental. [Atividade física] em excesso e mal conduzida, sem acompanhamento profissional, pode ser prejudicial”, alerta a psicóloga.

Para entendermos melhor de que forma os exercícios físicos amenizam os efeitos do estresse, saiba que o processo acontece por meio de dois mecanismos:

:: PSICOLÓGICO: quando a atividade melhora a capacidade de concentração, respiração e, sobretudo, de sociabilização do indivíduo;

:: FISIOLÓGICO: quando a atividade ajuda na produção dos hormônios endorfina, betaendorfina e serotonina, promovendo a sensação de bem-estar e alegria.

Outros benefícios como a autoestima, diminuição da depressão e, consequentemente, o alívio do estresse são proporcionados a quem se joga nos treinos.

Mas fique atento para não descontar toda a energia e irritabilidade de uma só vez nos exercícios. De acordo com educadores da ACM São Paulo, quem pega mais leve na hora de treinar encontra resultados melhores. Tudo depende do objetivo de cada associado e dos limites do seu próprio corpo.

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ALIVIAR O ESTRESSE:

:: YHatha Yoga: o mais novo programa do YWellness, embasado no ioga pré-clássico. O foco está no desenvolvimento do potencial do corpo, cuja metodologia utilizada é baseada no fortalecimento do físico, buscando alcançar o relaxamento e, consequentemente, o controle da ansiedade.

:: YAlongamento: aula com técnicas para manter ou aumentar a amplitude dos movimentos e diminuir o estresse corporal, melhorando a postura.

:: YPilates: método de condicionamento físico e reorganização postural, utilizando seis princípios: concentração, core, respiração, movimento fluido, controle e precisão, por meio de exercícios físicos que podem ser realizados no solo ou em aparelhos específicos.

:: YEssence: Alma, Corpo e Mente treinando juntos, para obter o equilíbrio perfeito para a essência da vida. Aula baseada nas técnicas de pilates, visando à melhora da postura e fortalecimento muscular.

Além de praticar uma das atividades recomendadas, esfrie a cuca seguindo outras dicas básicas:

:: Escolha um hobby ou passatempo. Isso ajudará você a desviar sua atenção dos problemas;

:: Alimente-se bem! Clique aqui e leia mais sobre alimentação.

:: Evite bebidas alcoólica e o cigarro;

:: Converse mais com amigos e familiares queridos;

:: Durma, no mínimo, 06 (seis) horas por dia; 

:: Respire de forma adequada. Pare por uns instantes e inspire e expire profundamente pelo nariz.

:: Sorria mais e tente mudar seus pensamentos, trocando os negativos por positivos imediatamente.

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