ACM São Paulo

Pratica musculação? Se liga nas dicas!

É preciso estar atento(a) para não cair em fake news. Confira alguns esclarecimentos para você ficar longe de algumas armadilhas durante seus treinos.

Musculação não emagrece?

A princípio, o treino com pesos pode até aumentar o peso corporal, fazendo com se tenha a impressão do contrário, que engordou. Mas não é bem assim. Este aumento na balança pode ocorrer, mas não devido ao aumento de gordura e, sim, ao aumento de massa muscular. Apesar da queima calórica obtida por um treino convencional com pesos normalmente não ser tão significativa quanto os aeróbios, ela vai se somar ao gasto diário. É importante saber também que o aumento muscular incrementa o metabolismo de repouso do praticante. Isso quer dizer que a musculação, a longo prazo, muda o seu metabolismo e faz com que você queime mais calorias até quando está parado. Além disso, este tipo de treino fortalece a musculatura, evitando diversas lesões na prática de outras atividades.

Gordura pode ser transformada em músculo e vice-versa?

Se você já escutou coisas do tipo “transforme a gordura em músculos”, então saiba que isto pode ser usado como no máximo força de expressão. Gordura não pode ser transformada em músculo e não ao contrário. Quem consegue ganhar músculos e ao mesmo tempo perder gordura faz isso por meio de processos independentes. O máximo entre uma relação e outra é que como o tecido adiposo (gordura corporal) é um substrato energético, quando o objetivo da atividade física é aumentar os músculos, mobilizamos esta gordura transformando-as em energia necessária para executar o exercício.

Mulheres que praticam musculação ficam masculinizadas?

Musculação é uma ótima opção para ‘esculpir’ e dar formas femininas ao corpo. O que pode fazer mulheres atingirem um grau de hipertrofia maior, gerando um aspecto masculinizado, são alguns fatores como disfunção hormonal ou uso de anabolizantes. A musculação quando praticada de maneira adequada só faz tornar o corpo da mulher mais forte, firme e bonito, não alterando de forma alguma sua feminilidade.

Abdominal seca a barriga?

Fazer abdominais fortalece a musculatura da região, não queima a gordura localizada. Para queimar o excesso de gordura é necessária a combinação entre déficit calórico na alimentação e a musculação.