Bicicleta e Esteira: diversão e bem-estar garantidos!

Bicicleta e Esteira: diversão e bem-estar garantidos! Saiba, agora, os benefícios e diferenças entre elas.

QUEIMA CALÓRICA

Considerando o mesmo tempo de treinamento, pedalando em uma velocidade média, a perda é de 250 calorias. Já para a esteira, considerando um treinamento de 30 minutos, em um ritmo menos acelerado, a perda é de 156 calorias.

TRABALHO MUSCULAR

A bike trabalha somente os membros inferiores com ênfase no quadríceps. Nesse caso, o exercício não atinge os membros superiores. É ideal para as pessoas que desejam enrijecer as coxas e panturrilhas. Já na esteira, envolve vários grupamentos musculares, tais como: quadríceps, posteriores de coxa e membros superiores. Outro fator determinante é o impacto da plataforma, o que possibilita o aumento da massa óssea, prevenindo, assim, a osteoporose.

INTERATIVIDADE

Na bicicleta, pode despertar o desejo de se aventurar em percursos mais longos, parques e estradas. Na esteira, pode ser um fator motivacional para iniciar corridas de rua em equipes com objetivos comuns.

RISCOS

Na bike, flexionar ou estender totalmente as pernas pode causar desconforto e dores na coluna. O associado deve encontrar um meio termo. Na esteira, devido ao constante impacto, pessoas com antecedentes de lesões no quadril, joelhos, tornozelos e calcanhares devem adotar algumas medidas, como o fortalecimento prévio.

CUIDADOS

Existem dois tipos de bicicleta ergométrica: as horizontais com encosto para a região lombar e os modelos verticais onde a altura do celim deve ser ajustada de acordo com a necessidade de cada um. 

Na esteira, a escolha de um modelo adequado de tênis é fundamental, os com molas para amortecer o impacto são os ideais. Respeitar seus limites e realizar uma avaliação médica e física também é uma medida importante.

_____________________________

*O conteúdo está embasado em uma análise que observa as possibilidades de uma pessoa adulta pesando 60kg.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *