Acampamento ACM – “Bem cedo junto ao fogo” 

Passei algum tempo pensando no que escrever desta vez. Queria algo que mostrasse um pouco mais do que a ACM faz pelos jovens. Na verdade, o que a ACM faz na vida dos jovens! Confesso que pensei em todas as experiências que eu tive e vivi dentro de qualquer Movimento Acemista, seja no Brasil ou em outros lugares do mundo, mas nada chegava ao que eu realmente queria. Foi aí que, pensando em uma de minhas reuniões com o Conselho de Jovens, brincando, começamos a falar da duração de uma “Fogueira da Amizade”, de um Encontro Paulista de Líderes (EPALI). Definitivamente, eu não conseguia entender, há alguns anos, o porquê de tantas horas de duração, muito menos o sentimento, menos ainda o valor que aquelas três folhinhas e um graveto significavam para cada um deles.

Ei, espera um momento! Sou acemista! Como não sei todas essas coisas? E a música, então? Caramba, a Novak nunca participou de um acampamento! Essa foi a frase que ouvi…É, isso é verdade, porém, como nunca tinha participado de um acampamento, como eu poderia entender a tal da fogueira e blá-blá-blá… Aprendi justamente nos EPALIs. Lá, eu pude entender o significado da fogueira, aprender a música e fizeram todo o sentido as três folhinhas e o graveto.

Mas ainda faltava alguma coisa. Eu repetia que mesmo assim não era normal. Quando alguém falava em acampamento, todos os jovens, sem exceção, entravam em transe, pareciam ir a um mundo mágico, como diria uma de nossas voluntárias, Mariana Caputo. Pois bem, vou estudar esse mundo mágico e tentar, em poucas palavras, descrevê-lo a vocês.

Quando você pensa em ficar, seja uma semana ou um mês, longe da sua casa, você deve imaginar algo como férias, diversão, agitação e tudo que isso envolve. Não deixa de ser. Mas esses dias dentro de um acampamento são muito mais do que isso. É vivência, independência, responsabilidade, criar laços de amizade que jamais serão desfeitos. Segundo meu amigo, voluntário e agora profissional, Phelps (Gabriel Souza), é uma experiência inexplicável, única e indescritível, por isso, caso eu deixe passar algum tipo de sentimento, perdoem-me, falta experiência, mas sobra emoção ao escutar os relatos.

Tudo o que um ser humano necessita para sobreviver e viver dentro de uma sociedade o Acampamento da ACM proporciona a nossos jovens. São valores de honestidade, respeito e ensinamentos que todos levaremos até o fim de nossas vidas.

São dias mágicos na presença de amigos antigos, novos, monitores queridos, aquela comida que só tem no acampamento, aquela cabana que eu nunca vou esquecer por tantas lembranças da temporada daquele ano, aquele baile, aquele jantar, aquele crush. Ah! Vai dizer que você nunca quis ir a um evento da ACM sabendo que seu crush iria estar? Sabemos bem como funciona!

Toda a magia parece não pertencer a nada que esteja fora daquele espaço e daqueles dias com pessoas que guardaremos em nossos corações. Esse mesmo momento mágico tem seu ápice na “Fogueira da Amizade”. Lá, percebemos o quanto somos tão pequenos, o quanto nossos problemas são mínimos diante do que realmente importa. Um momento único, que pode passar quantas horas forem, o que vale é quem está ali ao nosso lado. Nossa união é a hora de agradecer a Deus pela maravilhosa oportunidade de fazer parte de uma instituição que, além de fazer o bem ao próximo, tem a magia de fazer com que jovens se tornem seres humanos melhores para fazer deste mundo um mundo melhor.

“Não é mais que um até logo, não é mais que um breve adeus. Bem cedo, junto ao fogo, tornaremos a nos ver, com nossas mãos entrelaçadas ao redor do calor, formamos essa noite num símbolo de amor, e, ao meu Senhor que nos protege, e vai nos abençoar, um dia certamente vai de novo nos juntar.”

Você já pode garantir seu embarque ao Acampamento ACM Sorocaba: Temporadas de Inverno.

Nathalia-Novak-ACM-Voluntaria

 

Nathalia Novak é associada da ACM Guarulhos desde 1993 e foi presidente do CampusACM (área responsável pelo trabalho com jovens acemistas) por três mandatos consecutivos. Novak atua como voluntária, na ACM, há 10 anos, tendo iniciado suas atividades nos Y’s Men’s Clubs Guarulhos e Ypê.