ACM São Paulo

Acampamento e a natureza

No Acampamento da ACM, ensinamos as crianças e jovens a respeitar e darem valor à natureza, inserindo na programação das temporadas: atividades ao ar livre, trilhas ecológicas, fogueira da amizade com a entrega de folhas secas, que já se encontram no chão, sem retirá-las das copas das árvores.

Certa vez, em alguma temporada de férias, uma de nossas acampantes levou muito a sério este cuidado e interpretou de um jeito bastante peculiar a frase: “Faça do acampamento sua casa”, compreendendo da seguinte forma: “Faça da sua casa o acampamento”.

Durante as atividades, ela brincava e colhia folhas secas e gravetos, a princípio, achamos que era pra sua cabana a ser entregue no último dia do acampamento, com a tradicional fogueira da amizade, mas começou a ficar estranho.

Ao final de tarde, de cada dia, e nossa querida acampante continuava a levar folhas, galhos e gravetos em direção à sua cabana. Toda noite eu chamava a líder da cabana dela e perguntava sobre a colheita do dia, e a resposta era sempre a mesma:

– Acho que ela já deixou pelo gramado, pois na cabana não tem nada!

Sábado, dia de ir embora, hora da arrumação de cabanas e das malas, e ela perto da sua mala o tempo todo. Quando chegou a hora de embarcarmos, notamos um peso diferente em sua mala e pensamos: “Como pode uma menina tão pequenina ter trazido uma mala tão pesada?” e pedimos pra dar uma olhada.

Dentro de sua mala havia dezenas de galhos, gravetos e folhas que, durante o acampamento, foram colhidas por ela. Imaginem os pais abrindo a mala desta acampante e ela dizendo: “Mãe, temos que fazer do acampamento a nossa casa e a nossa casa o acampamento”.

Foi uma situação bem engraçada! É claro que tiramos tudo, mas o fato de despertar na criança o cuidado com o meio ambiente não tem preço.

Venha com a gente se aventurar e se divertir com essas e outras histórias no Acampamento Toca do Tuim.

Rafinha-ACM-Acampamentos

Rafael de Brito Manço é professor da ACM e responsável pela organização das temporadas do Acampamento na Toca do Tuim há mais de 10 anos, tendo participado do Acampamento na Billings, na década de 1990.

A ACM / YMCA São Paulo tem tradição em acampamentos, no estado, há mais de 80 anos, e sua notoriedade foi atestada pelo selo de excelência e credibilidade concedido pela Associação Brasileira de Acampamentos Educativos (ABAE).