Acampamento ACM

O Acampamento ACM está de volta! Após um ano de recesso, devido à pandemia de coronavírus, com quarentena rigorosa e necessária em todo o Estado de São Paulo, vem aí a Temporada de Verão 2022, de 21 a 28 de janeiro, com muitas novidades para a garotada de 05 a 14 anos de idade aproveitar as férias de janeiro. 

Agora, o Acampamento ACM está de casa nova: Recanto Canaã, em Santa Isabel, a apenas 40 minutos da capital paulista. Um espaço exclusivo e reservado dentro da Estância Solazer, no ponto mais alto do empreendimento, rodeado pela natureza, com estrutura completa para uma semana de camping.

No Recanto é assim: Parque Aquático; Minifazenda; Tirolesa; 28 chalés com capacidade para até 280 pessoas; restaurante com opções de cardápios apropriados; quadra poliesportiva; campo de futebol gramado; salão de jogos; lago com pedalinhos; pesca infantil e muito mais.

TODOS OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA SANITÁRIA SÃO SEGUIDOS À RISCA PELA EQUIPE PROFISSIONAL. 

PROGRAMAÇÃO

Mas tudo isso com a programação do Acampamento ACM, que vocês, mamães e papais, conhecem bem: gincanas educativas, jogos em grupos baseados em Escotismo, dinâmicas em grupo, partidas de Futsal, Basquete, Vôlei e Futebeiqueimada (mix de regras do Futebol, Beisebol e Queimada).

E antes do início e término de qualquer programação, a ACM continuará com o hasteamento e arreamento da bandeira; contação de estórias ao redor de fogueiras da amizade; rodas de violão; e jantares temáticos, cujas atividades são divididas entre os períodos da manhã, tarde e noite.

Os acampantes continuarão a desfrutar de área verde, natureza privilegiada, instalações confortáveis, espaço para trilhas ecológicas e playground. Tudo para uma diversão saudável e para que os pequenos descubram que podem ser felizes sem precisar ficar horas e horas no tablet e smartphones.

INVESTIMENTO

A adesão a uma semana do Acampamento ACM é a partir de R$ 1.333,00, com pagamento em até 4x. Mas fique atento(a), os valores e condições promocionais são garantidos somente até 30 de novembro, e AS VAGAS SÃO LIMITADAS! Fale já com a recepção de uma das 10 unidades da ACM. Clique aqui.

O Acampamento é aberto a associados e não associados. Portanto, garanta já a sua vaga, porque elas tendem a se esgotar com muita antecedência, devido à procura por atividades infantis durante as férias. O quanto antes adquirir o passaporte da diversão, melhor. 

HISTÓRIA

De 1931 a 1999, a Instituição desenvolveu suas atividades de camping em um terreno cedido pela Eletropaulo, via comodato, próximo à Represa Billings. “Foram 68 anos de muitas amizades construídas e de fortalecimento de pessoas e famílias, associadas ou não à ACM”. Como o contrato venceu e a empresa solicitou o local, o acampamento teve de ser encerrado, mas logo encontrou um novo endereço, em Boituva, interior de São Paulo, chamado “Acampamento Cambará”, o qual recepcionou apenas duas temporadas, devido à longa distância e localização de difícil acesso.

É válido ressaltar que houve temporadas antes de 1931, mas não há como precisar a data do primeiro acampamento realizado pela ACM. “O marco [desse tipo de atividade] veio com a Billings”.

Após um período de buscas por um ambiente que correspondesse às expectativas dos associados e resgatasse a “aura da Billings”, que marcou gerações, surgiu o “Toca do Tuim”, em 2002, localizado em Itapecerica da Serra, a 30 minutos do Centro da capital paulista.

“O que a gente percebe é que, o que nos diferencia é a parte sentimental do nosso acampamento. É a amizade e os valores institucionais lançados na programação das temporadas”, relata um dos monitores da ACM, e ex-acampante da Billings, na década de 1990.

Na sequência, algumas temporadas foram realizadas na “ACM Sorocaba”, às margens da Represa Itupararanga, em Votorantim, e, agora, uma nova geração nasce para fortalecer ainda mais a tradição de mais de 90 anos do Acampamento ACM: Recanto Canaã.

RECONHECIMENTO

A notoriedade do acampamento da ACM é atestada pelo selo de excelência e credibilidade concedido pela Associação Brasileira de Acampamentos Educativos (ABAE), entidade que zela pela qualidade e aprimoramento dos acampamentos de cunho pedagógico no Estado de São Paulo.

As temporadas do acampamento da ACM contam com o apoio de uma equipe de líderes composta por profissionais e voluntários e uma coordenação pedagógica, que pensam e colocam em prática uma programação embasada em atitudes de liderança, dentro das seguintes premissas: seja apaixonado, competitivo, consciente, corajoso, realista, pioneiro, pontual, unido, persistente e orgulhoso de suas conquistas.

A formação desses profissionais os possibilita, inclusive, a prestar assessoria a monitores de outras YMCAs do mundo que vêm ao Brasil, por meio de programas de intercâmbio, para conhecer as instalações e programação do acampamento da ACM São Paulo.

REENCONTRO DE ACAMPANTES E PAIS

Engana-se quem pensa que as atividades do acampamento se encerram no último dia da temporada. Além de tudo o que foi citado, há o Reencontro de Acampantes, que conta com a presença dos pais e de toda a equipe de monitores, o qual acontece sempre após uma temporada, e foi pensado para receber feedbacks da experiência vivida pelas crianças e adolescentes durante uma semana.

“É tão importante quanto o acampamento, porque é no reencontro que finalizamos uma temporada e começamos a seguinte”, revela um dos monitores, dizendo que, nesse evento, os pais têm acesso aos profissionais, descobrem o perfil dos filhos ao longo do período em que estiveram no acampamento e debatem sobre os pontos fortes e os que precisam ser melhorados nas próximas temporadas.

Nesses reencontros, os pais assistem a filmes em que as crianças aparecem em atividades no acampamento e chegam a cantar músicas típicas. “É muito à base da emoção. Um momento de reconhecimento e agradecimento dos pais sobre o quanto as crianças voltaram mais sensíveis e amorosas pra casa, contribuindo mais em família”.

______________

SERVIÇO:

ACAMPAMENTO ACM

Informações, dúvidas e de mais esclarecimentos, contatar o Secretário Executivo José Pales de Vasconcelos, responsável pela Área Programática de Crianças e Acampamento: 11 3839 5800 ou pelo e-mail: pales@acmsaopaulo.org

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *