Acampamento ACM: mais de 80 anos de tradição

Toda criança tem o direito de se divertir, ser notada e fazer parte de um grupo, e é na ACM / YMCA São Paulo em que ela encontra espaço para brincar, aprender a ser independente, a desenvolver a liderança inata, a despertar-se ao voluntariado, e recebe a acolhida de profissionais e voluntários acemistas em um ambiente amplo e repleto de muita natureza, no acampamento da Instituição, que tem mais de 80 anos de tradição.

“O acampamento faz parte da vida da ACM, justamente pelo valor educativo e sua contribuição para o crescimento e desenvolvimento da criança”, explica Silvio Luiz Brandão Britts, Secretário Executivo responsável pela Área Programática Crianças e Adolescentes e Acampamentos, da ACM / YMCA São Paulo. “Ele [o acampamento] é simples em sua forma de ser e, por essa simplicidade, se torna mais humano, fazendo com que as pessoas participem, atuem e interajam mais”, complementa, apresentando as razões do sucesso de mais de oito décadas.

NOVAS TEMPORADAS – INVERNO 2019

As atividades diárias, separadas por temporadas (inverno e verão), SEMANA TEENS (06 a 13 de julho de 2019) e SEMANA MIX (13 a 20 de julho de 2019), mesclam gincanas, jogos em grupos baseados em Escotismo, dinâmicas, partidas de Futsal, Basquete, Vôlei e Futebeiqueimada (mix de regras do Futebol, Beisebol e Queimada), além de infláveis para jogos de futebol de sabão, bang-trampolim e luta-cotonete.

Como em todos os acampamentos tradicionais, antes do início e término da programação há, respectivamente, o hasteamento e arreamento da bandeira; contação de estórias ao redor de fogueiras da amizade; rodas de violão; e jantares temáticos, cujas atividades são divididas entre os períodos da manhã, tarde e noite.

Os acampantes desfrutam de área verde, natureza privilegiada, instalações confortáveis, piscina, quadra poliesportiva, espaço para trilhas ecológicas e playground. A garotada com idade entre 05 e 15 anos se diverte e descobre que pode ser feliz sem precisar ficar no tablet e smartphones o dia inteiro.

 

O que está esperando para conhecer o Acampamento da ACM? TODOS são muito bem-vindos!#VemPraACM 

Ainda dá tempo de garantir a Temporada de Inverno 2019 de seu filho(a). CORRA!

Clique aqui para mais informações.

 

HISTÓRIA

De 1931 a 1999, a Instituição desenvolveu suas atividades de camping em um terreno cedido pela Eletropaulo, via comodato, próximo à Represa Billings. “Foram 68 anos de muitas amizades construídas e de fortalecimento de pessoas e famílias, associadas ou não à ACM”, relembra Britts. Como o contrato venceu e a empresa solicitou o local, o acampamento teve de ser encerrado, mas logo encontrou um novo endereço, em Boituva, interior de São Paulo, chamado “Acampamento Cambará”, o qual recepcionou apenas duas temporadas, devido à longa distância e localização de difícil acesso.

É válido ressaltar que houve temporadas antes de 1931, mas não há como precisar a data do primeiro acampamento realizado pela ACM. “O marco [desse tipo de atividade] veio com a Billings”, esclarece o executivo.

Após um período de buscas por um ambiente que correspondesse às expectativas dos associados e resgatasse a “aura da Billings”, que marcou gerações, surgiu o “Toca do Tuim”, em 2002, localizado em Itapecerica da Serra, a 30 minutos do Centro da Capital Paulista.

“O que a gente percebe é que, o que nos diferencia é a parte sentimental do nosso acampamento. É a amizade e os valores institucionais lançados na programação das temporadas”, relata um dos monitores da ACM, e ex-acampante da Billings, na década de 1990.

RECONHECIMENTO

A notoriedade do acampamento da ACM é atestada pelo selo de excelência e credibilidade concedido pela Associação Brasileira de Acampamentos Educativos (ABAE), entidade que zela pela qualidade e aprimoramento dos acampamentos de cunho pedagógico no Estado de São Paulo.

As temporadas do acampamento da ACM, hoje, são realizadas na ACM Sorocaba, na Estrada Votorantim, Ibiúna – KM 13,5, às margens da Represa Itupararanga, e contam com o apoio de uma equipe de líderes composta por profissionais e voluntários e uma coordenação pedagógica, que pensam e colocam em prática uma programação embasada em atitudes de liderança, dentro das seguintes premissas: seja apaixonado, competitivo, consciente, corajoso, realista, pioneiro, pontual, unido, persistente e orgulhoso de suas conquistas.

A formação desses profissionais os possibilita, inclusive, a prestar assessoria a monitores de outras YMCAs do mundo que vêm ao Brasil, por meio de programas de intercâmbio, para conhecer as instalações e programação do acampamento da ACM / YMCA São Paulo.

 

REENCONTRO DE ACAMPANTES E PAIS

Engana-se quem pensa que as atividades do acampamento se encerram no último dia da temporada. Além de tudo o que foi citado, há o Reencontro de Acampantes, que conta com a presença dos pais e de toda a equipe de monitores, o qual acontece sempre após uma temporada, e foi pensado para receber feedbacks da experiência vivida pelas crianças e adolescentes durante uma semana.

“É tão importante quanto o acampamento, porque é no reencontro que finalizamos uma temporada e começamos a seguinte”, revela um dos monitores, dizendo que, nesse evento, os pais têm acesso aos profissionais, descobrem o perfil dos filhos ao longo do período em que estiveram no acampamento e debatem sobre os pontos fortes e os que precisam ser melhorados nas próximas temporadas.

De acordo com Silvio Britts, nesses reencontros, os pais assistem a filmes em que as crianças aparecem em atividades no acampamento e chegam a cantar músicas típicas. “É muito à base da emoção. Um momento de reconhecimento e agradecimento dos pais sobre o quanto as crianças voltaram mais sensíveis e amorosas pra casa, contribuindo mais em família”, ressalta.