Acampamento ACM: mais de 80 anos de tradição

Toda criança tem o direito de se divertir, ser notada e fazer parte de um grupo, e é na ACM / YMCA São Paulo em que ela encontra espaço para brincar, aprender a ser independente, a desenvolver a liderança inata, a despertar-se ao voluntariado, e recebe a acolhida de profissionais e voluntários acemistas, em um ambiente amplo e repleto de muita natureza, no acampamento da Instituição, que tem mais de 80 anos de tradição.

“O acampamento faz parte da vida da ACM, justamente pelo valor educativo e sua contribuição para o crescimento e desenvolvimento da criança”, explica Silvio Luiz Brandão Britts, Secretário Executivo responsável pela Área Programática Crianças e Adolescentes e Acampamentos, da ACM / YMCA São Paulo. “Ele [o acampamento] é simples em sua forma de ser e, por essa simplicidade, se torna mais humano, fazendo com que as pessoas participem, atuem e interajam mais”, complementa, apresentando as razões do sucesso de mais de oito décadas.

HISTÓRIA

De 1931 a 1999, a Instituição desenvolveu suas atividades de camping em um terreno cedido pela Eletropaulo, via comodato, próximo à Represa Billings. “Foram 68 anos de muitas amizades construídas e de fortalecimento de pessoas e famílias, associadas ou não à ACM”, relembra Britts. Como o contrato venceu e a empresa solicitou o local, o acampamento teve de ser encerrado, mas logo encontrou um novo endereço, em Boituva, interior de São Paulo, chamado “Acampamento Cambará”, o qual recepcionou apenas duas temporadas, devido à longa distância e localização de difícil acesso.

É válido ressaltar que houve temporadas antes de 1931, mas não há como precisar a data do primeiro acampamento realizado pela ACM. “O marco [desse tipo de atividade] veio com a Billings”, esclarece o executivo.

Após um período de buscas por um ambiente que correspondesse às expectativas dos associados e resgatasse a “aura da Billings”, que marcou gerações, surgiu o “Toca do Tuim”, em 2002, localizado em Itapecerica da Serra, a 30 minutos do Centro da Capital Paulista.

“O que a gente percebe é que, o que nos diferencia é a parte sentimental do nosso acampamento. É a amizade e os valores institucionais lançados na programação das temporadas”, relata Rafael de Brito Manço, o “Rafinha”, educador da ACM, e ex-acampante da Billings, na década de 1990. “Nasci em 1983 e, mesmo nessa época, já estava rolando acampamento na ACM no mesmo formato que educamos hoje. Ou seja, os valores continuam”, pontua.

RECONHECIMENTO

A notoriedade do acampamento da ACM é atestada pelo selo de excelência e credibilidade concedido pela Associação Brasileira de Acampamentos Educativos (ABAE), entidade que zela pela qualidade e aprimoramento dos acampamentos de cunho pedagógico no Estado de São Paulo. “Atividade por fazer todo mundo faz, agora, fazer atividade educativa, com objetivo claro, exige um pouco mais de trabalho. E é assim que trabalhamos”, enfatiza Rafinha.

As temporadas do acampamento da ACM, hoje, são realizadas na ACM Sorocaba, na Estrada Votorantim, Ibiúna – KM 13,5, às margens da Represa Itupararanga, e contam com o apoio de uma equipe de líderes composta por profissionais e voluntários e uma coordenação pedagógica, que pensam e colocam em prática uma programação embasada em atitudes de liderança, dentro das seguintes premissas: seja apaixonado, competitivo, consciente, corajoso, realista, pioneiro, pontual, unido, persistente e orgulhoso de suas conquistas.

A formação desses profissionais os possibilita, inclusive, a prestar assessoria a monitores de outras YMCAs do mundo que vêm ao Brasil, por meio de programas de intercâmbio, para conhecer as instalações e programação do acampamento da ACM / YMCA São Paulo.

NOVAS TEMPORADAS – VERÃO 2019

As atividades diárias, separadas por temporadas (inverno e verão), SEMANA KIDS (12 a 19 de janeiro de 2019) e SEMANA TEENS (05 a 12 de janeiro de 2019), mesclam gincanas, jogos em grupos baseados em Escotismo, dinâmicas, partidas de Futsal, Basquete, Vôlei e Futebeiqueimada (mix de regras do Futebol, Beisebol e Queimada), além de infláveis para jogos de futebol de sabão, bang-trampolim e luta-cotonete.

Como em todos os acampamentos tradicionais, antes do início e término da programação há, respectivamente, o hasteamento e arreamento da bandeira; contação de estórias ao redor de fogueiras da amizade; rodas de violão; e jantares temáticos, cujas atividades são divididas entre os períodos da manhã, tarde e noite.

Os acampantes desfrutam de área verde, natureza privilegiada, instalações confortáveis, piscina, quadra poliesportiva, espaço para trilhas ecológicas e playground. A garotada com idade entre 05 e 14 anos se diverte e descobre que pode ser feliz sem precisar ficar no tablet e smartphones o dia inteiro.

Engana-se quem pensa que as atividades do acampamento se encerram no último dia da temporada. Além de tudo o que foi citado, há o Reencontro de Acampantes, que conta com a presença dos pais e de toda a equipe de monitores, o qual acontece sempre após uma temporada, e foi pensado para receber feedbacks da experiência vivida pelas crianças e adolescentes durante uma semana.

“É tão importante quanto o acampamento, porque é no reencontro que finalizamos uma temporada e começamos a seguinte”, revela Rafinha, dizendo que, nesse evento, os pais têm acesso aos profissionais, descobrem o perfil dos filhos ao longo do período em que estiveram no acampamento e debatem sobre os pontos fortes e os que precisam ser melhorados nas próximas temporadas.

De acordo com Silvio Britts, nesses reencontros, os pais assistem a filmes em que as crianças aparecem em atividades no acampamento e chegam a cantar músicas típicas. “É muito à base da emoção. Um momento de reconhecimento e agradecimento dos pais sobre o quanto as crianças voltaram mais sensíveis e amorosas pra casa, contribuindo mais em família”, ressalta.

 

O que está esperando para conhecer o Acampamento da ACM? TODOS são muito bem-vindos!#VemPraACM 

Ainda dá tempo de garantir a Temporada de Verão 2019 de seu filho(a). CORRA!

Clique aqui para mais informações.