YMCALíderes

YMCALíderes: curso totalmente gratuito, voltado a jovens de 13 a 25 anos de idade, associados ou não da ACM, com interesse em se desenvolver pessoalmente, dentro das competências de liderança e cidadania. 

O curso está disponível nas 11 unidades esportivas da ACM São Paulo, organizado pelo CampusACM – área de jovens líderes da Instituição – e desenvolvido pelos Corpos de Líderes (CLs).

O YMCALíderes faz parte de um programa com a participação de várias ACMs da América Latina e Caribe, cuja metodologia “Ensino para a Compreensão” foi criada em Harvard e adaptada por uma equipe internacional de educadores da ACM.

O curso, que já está em andamento nas ACMs Pinheiros, Itaquera, Ribeirão Preto, Norte, Centro e Santo Amaro, tem o objetivo de preparar os jovens participantes para o exercício da cidadania ativa, que envolve tomar decisões na sociedade, em conformidade com a filosofia do Movimento Acemista no mundo.

O YMCALíderes se divide em quatro módulos:

1 – Área Pessoal, que inclui todo o processo que visa contribuir para a formação pessoal, social, política e reforçar a formação cultural de jovens à procura de uma cidadania responsável e transformadora;

2 – Área Institucional, que abrange o conhecimento e entendimento da ACM como um movimento global e organização social, servindo a juventude e a infância. 

3 – Área Missional, que abarca a identidade cristã do Movimento Acemista e a formação do jovem líder a serviço da comunidade.

4 – Área Socioeducativa, que desenvolve o jovem líder com diferentes estratégias lúdicas e recreativas, estimulando o desenvolvimento de competências que contribuem para seu desempenho como agente transformador da sociedade.

As aulas, que estão totalmente on-line, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, são expositivas, com muitas palestras e dinâmicas em grupo, e podem ser ministradas por facilitadores com conhecimento sobre cada ponto abordado, com total liberdade metodológica.

Além das aulas, o YMCALíderes propõe que os alunos desenvolvam um projeto aplicável e de impacto na comunidade, tendo por base o conteúdo das aulas e orientação do educador responsável pela aplicação do programa na unidade.

O trabalho será desenvolvido ao longo do curso, e, ao final de cada módulo, terá uma aula ou atividade específica para o desenvolvimento do projeto.

Ao final do curso, será ministrada uma aula magna, onde todas as turmas se encontrarão no Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), com o tema a ser definido pelo Grupo de Trabalho organizador, bem como apresentação do resultado dos Projetos de Impacto. Nessa ocasião, ocorrerá a certificação de todos os participantes em cerimônia de formatura.

COMO PARTICIPAR?

Interessados pelo YMCALíderes, que se encaixam no perfil etário, por gentileza, contatem agora mesmo os educadores responsáveis pela Área de Jovens, na unidade em que gostariam de participar do curso

EDUCADORES RESPONSÁVEIS PELA ÁREA DE JOVENS:

ACM ALPHAVILLE: Gabriel Dourado (11 4166 1600)

ACM CENTRO: Saulo Azevedo (11 3138 3005)

ACM GUARULHOS: Gabriela Miranda (11 2472 5600)

ACM ITAQUERA: Cynthia Lopes (11 2744 2000)

ACM LAPA: Agatha Para Assu (11 3839 5800)

ACM NORTE: Rodrigo Juliano (11 3959 5050)

ACM OSASCO: Ciro Farias (11 3685 8900)

ACM PINHEIROS: Raphael Ferro (11 3817 8377)

ACM RIBEIRÃO PRETO: Felipe Ackermann (16 3623 2151)

ACM SANTO AMARO: Deivyson Leonardo 911 5696 9600)

ACM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: Diego Souza (12 3935 2000)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *