YLife Games

YLifes Games, o primeiro campeonato de Treinamento Funcional da ACM São Paulo foi realizado no último sábado (29/06), das 09h às 16h, no ginásio poliesportivo A, da ACM Centro, e contou com a participação de 62 atletas, que disputaram três grandes provas desafiadoras para testar seus respectivos limites físicos: Speed Run (velocidade); Power Up (força); e Endurance (Resistência).

Os exercícios e desafios durante as provas envolviam levantamento de peso, agachamento, abdominal, polichinelo, flexão de braço, burpee, swing com kettlebell, pular corda e muitos outros. Cada prova teve duração, aproximada, de 01 hora, e cada atleta, em sua bateria – 05 no total -, teve 05 minutos para executar a prova.

Dos 62 atletas, 57% eram mulheres e 43% homens, divididos da seguinte forma, dentro dos níveis das provas: 47% na categoria PRÓ (avançada), 34% na MIDD (intermediária) e 18% na New-B (iniciante). E as unidades participantes foram: Centro, Osasco, Guarulhos, Alphaville e Itaquera. Como curiosidade, a média de idade dos participantes era de 35 anos, sendo o mais novo com 23 anos e o mais velho com 64 anos.

“O YLife Games representa o trabalho de um ano dos competidores, que passaram por uma bateria de testes. Um verdadeiro desafio pessoal. Hoje, estão agora representando suas unidades, e a ACM consolida o Treinamento Funcional em praticamente todas as ACMs. Fica aqui um marco histórico”, declarou Cristina Neglia, Secretária Executiva responsável pela Área de Educação Física e Saúde, da ACM / YMCA São Paulo.

Para Paulo Magalhães, educador e responsável técnico pelo Funcional YLife, o evento veio para a integração das unidades, dos acemistas e dos participantes da modalidade, e os competidores, verdadeiros guerreiros, superaram seus próprios limites. “[Eles] buscaram algo a mais dos seus treinos. Quem se inscreveu nem sabia direito o que encontraria e, depois que ficaram sabendo, superaram seus limites”, esclareceu.

“Eu sempre brinco com eles [atletas]: ‘morreram mas passam bem’. Mas, muito além disso, é superar tudo aquilo que acham que não poderiam. Esse é o grande desafio do ser humano: superar sua própria expectativa, porque a gente já nasce querendo se sabotar. Então, acredite em si, confie em você mesmo e supere esse limite. Coloque em sua mente que você vai conseguir ou, pelo menos, vai tentar. Treine para conseguir!”, finalizou Paulo, registrando uma mensagem especial a todos os participantes.

Cristina Neglia fez questão de conceder os parabéns e o muito obrigado aos profissionais e voluntários que estiveram à frente do campeonato. “A gente sabe o desafio que é levar o dia a dia, profissão, casa etc. e ainda ter o desafio pessoal como este, que não é brincadeira. Então, parabéns a todos os participantes. E à equipe de profissionais e voluntários, um abraço no coração, pela dedicação por semanas e semanas para que este evento acontecesse com essa dinâmica. São pessoas que poderiam estar competindo, mas deixaram de competir para nos ajudar”, pontuou.

Ao final do 1º YLife Games, todos foram contemplados com medalhas, mas os troféus e kits especiais dos patrocinadores foram destinados apenas aos 18 vencedores (09 mulheres e 09 homens), sendo 03 vitoriosos de cada nível. A próxima edição do evento já tem data marcada: 06 de junho de 2020, exatamente no dia em que é comemorado o aniversário de fundação do Movimento Acemista em âmbito mundial.

 

Agradecimento especial aos patrocinadores:

:: Fortify (especializada em equipamentos funcionais);

:: Cris Pinheiro Studio e Barbearia;

:: Fit4You – Marmitas fitness e sucos detox;

:: Corpo Saudável (Suplementos e Vitamínicos);

:: Famodele Estética;

:: Canne e Gatti Distribuidora de Produtos Pets.