Onze dicas para uma comunicação exitosa

A comunicação está inserida em nosso dia a dia desde o momento em que acordamos até a hora de irmos dormir. Sendo verbal ou não verbal, ela está – e precisa estar – em nosso cotidiano, para nos relacionarmos. É impossível dissociar nossa vida das nossas necessidades de comunicação.

Para que seja assertiva, é imprescindível que ela seja clara e objetiva. Se por acaso a informação não chegar ao receptor de forma adequada, cria-se aí um ruído na comunicação, podendo gerar transtornos e prejuízos desnecessários, que desestabilizarão a impressão positiva de nossa postura frente ao outro, sobretudo no ambiente profissional.

Dentro da comunicação, é importante entender que não podemos interagir da mesma forma com diferentes tipos de pessoas e ocasiões. Para uma comunicação eficiente e exitosa, devemos considerar as particularidades de cada situação e do público a que nos dirigimos. Ou seja, devemos ser poliglotas em nosso próprio idioma. Nesse quesito, ainda, atentem-se:

  1. à maneira de se expressar;
  2. à escolha das palavras;
  3. ao tom de voz;
  4. à escrita.

ONZE DICAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EXITOSA:

:: Seja um bom ouvinte;

:: Não interrompa quando o outro estiver falando;

:: Coloque seu interlocutor à vontade;

:: Mostre-se interessado(a) no que seu interlocutor está falando;

:: Não se distraia durante a conversa;

:: Utilize vocabulário escrito e verbal adequado a cada situação;

:: Revise sua redação, prestando atenção a pontuações, acentuação e à grafia.

:: Mantenha o contato visual;

:: Atente-se à sua postura;

:: Fale sem pressa;

:: Controle seus gestos.

 

Qual a importância de comunicar-se bem?

:: Facilita a interação entre os colaboradores;

:: Evita interpretações equivocadas;

:: Desenvolve o domínio da linguagem oral, escrita e expressão corporal;

:: Favorece o trabalho em equipe;

:: Minimiza erros na execução de quaisquer trabalhos;

 

Colocando em prática essas sete dicas valiosas, temos certeza de que sua comunicação interpessoal será só sucesso. lembrem-se: comunicar-se é uma ferramenta de sucesso e a arte da boa interação!