Semana Mundial de Oração 2019

Semana Mundial de Oração 2019: “Orai e Vigiai!”

Jovens transformando estruturas de Poder para a igualdade de gênero”, eis a temática da Semana Mundial de Oração 2019 que, desde 1875, é realizada pelo Movimento Acemista. Este ano, a semana iniciou-se em 10 de novembro e terminará agora, no dia 16, próximo sábado.

Una-se a nós nessa corrente de paz, luz e fraternidade, e venha orar pelo Brasil e Mundo, rogando a Deus, nosso Pai Criador, bênçãos ao Planeta Terra. Acompanhe o cronograma e as sugestões de leituras:

DOMINGO – 10 DE NOVEMBRO – 
:: Transformados: Alma, Corpo e Mente.

Deus, abençoe nosso mundo, nosso habitat. Permita-nos respeitar e tratar a nossa terra com dignidades que ela merece. Capacite-nos a preservar os seus recursos para prover todas as pessoas. Permita-nos proteger nosso povo, especialmente os vulneráveis. Permita-nos fazer o que é bom, resistir ao mal e proteger uns aos outros do perigo. Permita que os nossos homens se transformem para melhor contribuir para a dignidade humana. Inspire os nossos líderes a se transformarem para o bem de todas as pessoas. E nos permita ser transformados em líderes servidores. Permita-nos estar abertos para restaurar Sua imagem em nós. E inspire-nos a ter relações de cura Contigo. Permita-nos viver com dignidade. E capacite-nos para curar nossas comunidades e nos dê a Tua Santa Paz. Em nome Santo de Jesus Cristo. Amém.

Leitura: Romanos 12:1 e 2 / Colossenses 3:1-17

SEGUNDA – 11 DE NOVEMBRO – 
:: Direitos iguais e Justiça.

Santo Deus, nosso Criador, nós te agradecemos, porque em ti não há feminino ou masculino, negro, amarelo, vermelho, castanho ou branco, pois fomos todos criados à sua imagem e semelhança. Porque nós somos um em Jesus Cristo. Agradecemos-Lhe, Senhor Deus, pelo dom da igualdade e da justiça. Nós pedimos o Seu perdão para as desigualdades de que temos tomado parte. Para o abuso de poder que temos exercido e a exclusão que temos sustentado. Ajuda-nos a ver o Senhor em todos e em cada pessoa que o Senhor nos permite encontrar. Ajuda-nos a pesquisar e agir por igualdade, justiça e paz. Em nome do Santo Jesus Cristo, oramos. Amém.

Leitura: Números 27:1-7

TERÇA – 12 DE NOVEMBRO – 
:: Transformando desequilíbrios de poder.

Santo Deus, a minha alma engrandece ao Senhor, e meu espírito se alegra em Ti, Deus, meu Salvador, porque o Senhor tem olhado com favor sobre a humildade dos marginalizados. Certamente, a partir de agora, todas as gerações me chamarão bem-aventurado; pois o Senhor, o poderoso, fez em mim maravilhas, e Santo é o Seu Nome. Sua misericórdia é para aqueles que temem o Senhor de geração em geração. O Senhor tem mostrado força com seu braço; o Senhor dispersou os soberbos nos pensamentos de seus corações. O Senhor derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes; o Senhor encheu os famintos com coisas boas, e despediu os ricos de mãos vazias. O Senhor ajudou seus servos e amigos, em memória de sua misericórdia, de acordo com a promessa que fez aos nossos antepassados, a Abraão, Sarah, Hagar e seus descendentes para sempre. Por isso, nós também oramos em nome do Santo e Justo Jesus Cristo. Amém.

Leitura: Lucas 1 39-56

QUARTA – 13 DE NOVEMBRO – 
:: Terra para a Humanidade: uma busca por Justiça Ecológica.

Santo Deus, oramos pelas águas do mundo, para que possam ser restauradas e sirvam de saúde com vida abundante. Deus da criação, ajuda-nos a respeitar e renovar a Terra. Oramos pelo solo da Terra, que a sua riqueza seja protegida para garantir colheitas abundantes para todos. Oramos por todas as criaturas que compartilham a Terra conosco, para que a sua beleza e diversidade sejam preservadas. Nós oramos por nossos irmãos e irmãs ao redor do mundo, que foram e que serão diretamente impactados pelos efeitos da mudança climática. Oramos para as gerações futuras, que elas possam aprender com a nossa irresponsabilidade ambiental, e sejam bons administradores e que vivam de forma simples e em harmonia com toda a sua criação. Deus da criação, ajuda-nos a respeitar e renovar a Terra. Em nome do Santo e Justo Jesus Cristo. Amém.

Leitura: 1º Reis 17: 08-16.

QUINTA – 14 DE NOVEMBRO – 
:: Desumanizada e desagregada: violência sexual e de gênero e eu.

Santo Deus, nosso criador; o Senhor é meu pastor, Tu és o Deus que vê as injustiças, o abuso, a violência cruel dispensada a seus filhos, quando todos os outros podem optar por fechar os olhos. O Senhor tem visto e ouviu quando nossas filhas, filhos e irmãos são verbal ou fisicamente abusados, sequestrados, estuprados, desagregados e assassinados em todo o mundo. E, no entanto, no meio da violência e atos desumanos, sabemos que o Senhor sabe das lágrimas, do silêncio desafiador, do horror, por isso insistimos, Senhor, que o sangue de seus filhos saia do chão. Nós falhamos com aqueles que o Senhor colocou aos nossos cuidados, especialmente as mulheres e as pessoas vulneráveis. Perdoa-nos, Senhor, temos ficado em silêncio, esperando que o problema acabe, fingindo que este não é parte da nossa realidade. Perdoa-nos, Senhor! Em nome do Santo e Justo Jesus Cristo. Amém.

Leitura: Juízes 19:1-30.

SEXTA – 15 DE NOVEMBRO – 
:: Mulheres e a Construção da Paz.

Santo Deus, nosso Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; onde houver ofensa, que eu leve o perdão; onde houver dúvida, que eu leve a fé; onde houver desespero, que eu leve esperança; onde houver trevas, que eu leve luz; e onde houver tristeza, que eu leve alegria; Ó, Divino Mestre, fazei com que eu não busque tanto ser consolado como consolar; ser entendido como entender; ser amado como amar; Pois é dando que se recebe; é perdoando que se é perdoado; e é morrendo que nascemos para a vida eterna. Em nome do Santo e Justo Jesus Cristo. Amém.

Leitura: 1º Samuel 25: 1-35

SÁBADO – 16 DE NOVEMBRO – 
:: Sem deixar ninguém para trás: a filha de Jairo e a mulher com sangramento.

Que o Santo Deus, nosso criador, te abençoe com um desconforto inquieto sobre respostas fáceis, meias-verdades e relacionamentos superficiais, de modo que você possa buscar a verdade com coragem e amor profundos, dentro do seu coração. Que Deus te abençoe com ira santa contra a injustiça, opressão e exploração das pessoas, de modo que você possa incansavelmente trabalhar pela Justiça, a liberdade e a paz entre todos os povos. Que Deus te abençoe com o dom das lágrimas, para derramá-las àqueles que sofrem dor, rejeição, fome, ou a perda de tudo o que eles apreciam, de modo que você possa estender a mão para confortá-los e transformar sua dor em alegria. Que Deus te abençoe com tolice suficiente para acreditar que você realmente pode fazer a diferença neste mundo, de modo que você seja capaz, com a graça de Deus, de fazer o que os outros dizem não podere ser feito.

Leitura: Marcos 5: 21-43 / Lucas 8:40-56