Rolezinho do Bem – Gente Boa Doa!

ACM realiza sétima edição da Campanha de Doação de Sangue

No dia 09 de fevereiro, a partir das 10h, na Fundação Pró-Sangue – Hospital das Clínicas, cerca de 40 jovens da ACM / YMCA São Paulo estarão a postos para um gesto de muita solidariedade: doar sangue.

A Campanha, intitulada “Rolezinho do Bem – Gente Boa Doa”, de iniciativa do Corpo de Líderes Santo Amaro, foi lançada, oficialmente, em 14 de junho de 2012, no Dia Mundial do Doador de Sangue, e vem ao encontro da missão institucional de “fortalecer pessoas, famílias e comunidades”.

“O mais gratificante de doar sangue é saber que você está oferecendo oportunidade para outra pessoa viver”, declarou Matheus Oliveira, um dos jovens que já participou da campanha.

E você, o que está esperando? Junte-se a nós! Compareça ao Posto Clínicas, da Fundação Pró Sangue, na Avenida Enéas Carvalho Aguiar, 155 – 1º andar, no horário programado, e encontre nosso grupo de jovens. Participe desta corrente do bem!

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAÇÃO:

» Estar em boas condições de saúde;
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, preencher o formulário de autorização, que estará aqui no evento ou no site da Fundação Pró- Sangue);
» Pesar, no mínimo, 50kg;
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 06 horas nas últimas 24 horas);
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 04 horas que antecedem a doação);
» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

*Impedimentos temporários*

» Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas;
» Gravidez;
» 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;
» Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);
» Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
» Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
» Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses;
» Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 06 meses;
» Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias;
» Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 04 semanas;
» Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.
» Vacina contra gripe: por 48 horas;
» Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões;
» Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster);
» Brasil: estados como Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são locais onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses para doar, após o retorno;
» EUA: quem esteve nesse país deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno;
» Europa: quem morou na Europa após 1980, verificar aptidão para doação no 0800 550 300;
» Malária: quem esteve em países com alta prevalência de malária deve aguardar 12 meses após o retorno para doar. (critério semelhante ao dos estados brasileiros com prevalência elevada de malária);
» Febre Amarela: quem esteve em região onde há surto da doença deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno; se tomou a vacina, deve aguardar 04 semanas; se contraiu a doença, deve aguardar 6 meses após recuperação completa.