REGULAMENTO

TEMA: TEMA LIVRE 

I – CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS

O Salão de Arte da ACM / YMCA São Paulo tem como objetivo a abertura de espaço para arte e cultura em nossa Instituição, concedendo aos artistas a oportunidade para exposição de suas obras, concorrendo sem separação de categorias (amadores e/ou profissionais), seguindo nosso lema: “Para que todos sejam um”, contribuindo, assim, para a valorização das artes plásticas e a preservação de valores culturais para nosso quadro associativo e à comunidade.

II – INSCRIÇÕES, CATEGORIA ETÁRIA, ESPECIFICAÇÕES E ENTREGA DAS OBRAS

  1. Período

As inscrições e entregas das obras deverão ser realizadas de 10 a 20 de outubro de 2019 na recepção de uma das 11 unidades da ACM / YMCA São Paulo na qual o artista optou em participar.

Poderão se inscrever artistas amadores ou profissionais de todo o Brasil, assim como estrangeiros, mesmo que não tenham realizado nenhuma exposição individual ou coletiva, com faixa etária a partir de 15 anos de idade completos. Mas atenção: somente 03 (três) obras por artistas poderão ser inscritas, sendo que não serão aceitas obras que já participaram em exposições anteriores na ACM, e não serão aceitas inscrições de artistas já falecidos nem de colaboradores da ACM / YMCA São Paulo e seus parentes, bem como de prestadores de serviços (terceiros) à Instituição e pessoas pertencentes à Comissão Julgadora.

NOTA: caso a unidade esportiva decida, também poderá fazer exposição com a faixa etária de crianças e adolescentes entre 06 e 14 anos de idade.

  1. Técnicas aceitas

Pintura (óleo, aquarela, técnica mista, guache, acrílica e pastel) de qualquer estilo. Não serão aceitas esculturas, gravuras ou qualquer outra obra que não se enquadre neste regulamento.

3- Moldura

Somente as obras apresentadas em tela deverão conter molduras. Para aquelas apresentadas em painel, não serão necessárias.

  1. As obras deverão ser apresentadas com: 02 (duas) presilhas atrás, uma em cada canto superior da obra, para que fiquem penduradas no momento da exposição.

Obs.: não serão aceitas obras que não atendam os critérios / especificações constantes nesse regulamento.

  1. As obras inscritas deverão obedecer às seguintes especificações: a) Não exceder a 1,50m x 1,50 m com moldura inclusa; b) No verso da obra deverá ser colada etiqueta, escrita legivelmente, com o título, nome, telefone e e-mail do artista, técnica aplicada, metragem e preço (para aqueles que estiverem disponíveis para venda).
  2. Para a efetivação da participação no Salão de Arte, os artistas deverão entregar as obras, bem como a ficha de inscrição e efetuar o pagamento necessário, dentro dos prazos estipulados pela Comissão Organizadora.
  3. Valor das inscrições: a) Para uma obra: R$ 30,00 (trinta reais); b) Para duas obras: R$ 50,00 (cinquenta reais); c) Para três obras: R$ 80,00 (oitenta reais).

*Lembrando que, nesses valores, já estão inclusos a vernissage e também a semana de exposição local. Caso o artista venda alguma obra, não será necessário repassar valor algum para a ACM / YMCA São Paulo.

*Para o coquetel de abertura e premiação do Salão de Arte (Vernissage), cada artista poderá trazer número limitado de convidados, de acordo com o abaixo descrito:

:: 01 obra inscrita: 02 convidados(as);

:: 02 obras inscritas: 03 convidados(as);

:: 03 obras inscritas: 05 convidados(as).

Os respectivos convites serão entregues aos artistas no momento do pagamento da inscrição.

*Obs.: caso queira trazer mais convidados além do permitido, poderá adquirir convite extra no valor de R$20,00 (vinte reais) até a data do encerramento das inscrições. Após esta data, até 48h antes da data do evento, o valor passará para R$25,00 (Vinte e cinco reais). Não serão vendidos convites na entrada do evento em hipótese alguma.

NOTA: cada unidade esportiva poderá compor os valores de inscrições de modo diferente mencionado no regulamento, assim como a forma de realização ou não de coquetel na vernissage.

  1. Despesas

As despesas com transporte (ida e volta até o local de inscrição e exposição) e embalagem estarão sob a responsabilidade do artista.

III – VERNISSAGE E EXPOSIÇÃO

A vernissage ocorrerá entre os dias 25 de outubro e 15 de novembro de 2019 (cada unidade da ACM / YMCA São Paulo deve escolher a melhor data e informar a Comissão Sociocultural). E as obras ficarão em exposição no local indicado pela unidade da ACM / YMCA São Paulo em que ocorreu a inscrição, por um período mpinimo de 07 (sete) dias.

IV – SELEÇÃO

A seleção das obras, para a premiação, será realizada pela Comissão Julgadora, designada pela direção de cada unidade da ACM / YMCA São Paulo.

V – PREMIAÇÃO

As premiações para os participantes do Salão de Arte da ACM / YMCA São Paulo ocorrerão no dia da vernissage, em suas respectivas localidades indicadas pelas unidades, cujos reconhecimentos serão:

  1. a) MEDALHAS ou TROFÉUS para 1º, 2º e 3º colocados (cada Unidade decide);
  2. b) CERTIFICADOS para todos os participantes (modelo enviado pela Comissão Sociocultural);
  3. c) CERTIFICADOS de Menção Honrosa (serão até 03 (três) no geral), fornecido modelo pela Comissão Sociocultural;

*Cada unidade, por iniciativa própria, poderá agregar outros prêmios para os ganhadores, além dos aqui estabelecidos.

VI – DEVOLUÇÃO DAS OBRAS

Todas as obras participantes do Salão de Arte da ACM / YMCA São Paulo deverão ser retiradas no mesmo local de inscrição/exposição em até 10 (dez) dias após o encerramento da exposição. Após a data estabelecida para a devolução, cessará a responsabilidade de guarda e conservação do órgão promotor (ACM), e passarão a pertencer ao acervo da Instituição.

Obs.: caso seja outra pessoa que não o autor a retirar a obra, deverá enviar autorização por escrito com cópia de documento de identidade.

VII – COMISSÃO JULGADORA

A Comissão Julgadora é composta por especialistas na área de artes e convidados, os quais estão expressamente proibidos de participar como expositores, assim como seus familiares.

Toda e qualquer decisão desta instância é soberana e irrevogável.

VIII – PARTICIPAÇÃO NO SALÃO DE ARTE – GERAL DE CLASSIFICADOS

As obras classificadas dos 1ºs aos 3ºs lugares, localmente, poderão participar do SALÃO DE ARTE GERAL da ACM / YMCA SÃO. PAULO, caso a Comissão decida realizá-lo, mediante nova inscrição e pagamento de taxa adicional, sendo a responsabilidade de transporte, embalagem etc., por conta do(a) artista.

Na ocasião das possíveis inscrições, serão disponibilizados novo regulamento e ficha de inscrição, sendo os(as) artistas informados(as) antecipadamente.

IX – DISPOSIÇÕES FINAIS

Na presente ficha de inscrição consta a declaração do artista, dando ciência deste regulamento e concordando com as disposições regulamentares aqui expostas, bem como das decisões dos organizadores.

A ACM / YMCA São Paulo não se responsabiliza pelo serviço de devolução das obras, assim como por avarias, extravios, incêndios, enchentes, perda total, parcial, roubos e atos de vandalismo.

Os artistas selecionados e/ou premiados serão informados, por e-mail ou telefone, caso não compareçam à vernissage.

As obras poderão ser expostas com indicação de valores de venda e negociadas diretamente com o artista.

X – INFORMAÇÕES GERAIS

CADA UNIDADE DA ACM / YMCA SÃO PAULO PARTICIPANTE DO SALÃO DE ARTES PODERÁ, DE ACORDO COM SUAS NECESSIDADES, ALTERAR AS DATAS E HORÁRIOS CONSTANTES NESSE REGULAMENTO.

Para informações gerais, esclarecimentos de dúvidas, sugestões e/ou críticas, por gentileza, procurar a recepção da unidade_________________, ou pelo telefone:________________________________________, ou pelo WhatsApp:____________________________________.

 

 

São Paulo, __ de _________ de 2019.

 

João Paulo Barbosa

Comissão Sociocultural da ACM / YMCA São Paulo

11 3839 5800