Protocolos de Atendimento

Protocolos de Atendimento a Crianças e Adultos nas 11 unidades esportivas da ACM São Paulo

Desde o dia 15 de julho, quando a ACM São Paulo voltou com suas atividades, em 07 unidades esportivas, com 30% de sua capacidade de atendimento, a Instituição vem respeitando todas as recomendações e determinações sanitárias do Governo do Estado de São Paulo e Prefeituras, para a experiência do acemista seja totalmente segura.

Ao longo de cinco meses de retorno, muitas foram as atualizações nos protocolos, mas sempre em conformidade com as determinações do Poder Público. Assim, todas as 11 unidades esportivas voltaram a atender os associados, com 60% de sua capacidade de atendimento, seguindo o passo a passo do Protocolo de Atendimento elaborado, segundo os preceitos dos órgãos públicos e embasado em orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Manual da Associação Brasileira de Academias (ACAD), Conselho Regional de Educação Física de São Paulo (CREF) e Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo (Sindiclube). Tudo para coibir a disseminação da Covid-19.

Logo de início, a ACM continua a recomendar que pessoas mais suscetíveis a complicações pelo coronavírus deverão permanecer em casa, tais como as portadoras de doenças crônicas e gestantes. Além delas, toda e qualquer pessoa que apresentar os sintomas típicos da infecção pela Covid:

:: Febre acima dos 37,8°

:: Falta de ar

:: Tosse seca persistente

:: Coriza 

:: Garganta inflamada

:: Cansaço e dores no corpo 

Na sequência, para combatermos, juntos, a Covid-19, e nos protegermos, permaneça atento(a) aos procedimentos obrigatórios durante sua permanência na ACM:

1º: Agendar sua aula ou treino pelo telefone ou WhatsApp de sua unidade antes de vir pra ACM.

Em seguida, se estiver tudo certo com seu agendamento, no dia em que vier você já sabe: usar a máscara de proteção o tempo todo, porque sua utilização é obrigatória em todo o Estado de São Paulo e pode salvar a sua vida e a de seus semelhantes.

NA RECEPÇÃO

Ao chegar à recepção, limpar seus calçados em tapete sanitizante e, antes de passar a catraca, sua temperatura será aferida por um de nossos colaboradores. Se houver registro acima dos 37,8°graus, sua entrada será barrada e haverá orientação para que busque imediatamente auxílio médico.

Ainda na entrada, na recepção da sua unidade, um totem com álcool-gel, que está bem sinalizado, com o passo a passo de como higienizar corretamente suas mãos estará disponível para uso, antes mesmo de passar a catraca de acesso a todas as áreas, setores esportivos e salas de aulas e demais ambientes da sua ACM.

Além do totem, há diversos suportes contendo álcool-gel espalhados por toda a unidade. Portanto, aonde quer que vá, faça, a todo o momento, a higienização de suas mãos. Quanto mais precaução, melhor!

Quer falar com nossas recepcionistas? Então, por gentileza, respeite a sinalização no chão para o distanciamento social.

VESTIÁRIOS

A área dos chuveiros está liberada para banho, com distanciamento social entre cabines, e armários liberados para você guardar seus pertences de forma segura. Alguns chuveiros e armários estão bloqueados. Tudo para preservar o distanciamento social. 

Antes de iniciar a sua atividade física favorita, lembre-se:

:: Toalhinhas e squeeze ou garrafinhas com água são itens necessários durante todo seu período na ACM, uma vez que os bebedouros estarão interditados para ingestão de água direta.

GINÁSIO POLIESPORTIVO E SALAS DE AULA

Nas aulas de desporto, adaptadas com foco em preparação física específica para o esporte, toda bola utilizada será higienizada pelo educador, e todo material das aulas dos sistemas YFitness e YWellness e Treinamento Funcional, caso seja solicitado pelo(a) educador(a), será higienizado com borrifadores com álcool e panos descartáveis antes e depois da utilização.

O distanciamento social também será aplicado com demarcações de espaço nesses ambientes.

CENTRO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

No Centro de Condicionamento Físico (CCF), antes de passar pela catraca, o(a) associado(a) retirará com o(a) educador(a) um miniborrificador com álcool e um paninho multiuso descartável para a higienização dos equipamentos antes e depois de sua utilização. Além disso, será necessária atenção para a sinalização dos equipamentos que poderão ou não ser utilizados.

A permanência de associados no CCF é de, no máximo, 02 (duas) horas por dia. 

SETOR AQUÁTICO

A água das piscinas da ACM – a maioria semiolímpicas e aquecidas – é cuidadosamente tratada com cloro, o que a torna segura para a prática da Natação e Hidroginástica, inclusive no período de crise sanitária. Água e piscina não transmitem Covid-19.

Na entrada do Setor Aquático, permaneça por, no mínimo, 07 (sete) segundos no lava-pés antes de entrar na piscina, e leve um saquinho plástico para guardar sua máscara de proteção – único momento em que poderá retirá-la para realizar uma atividade física.

Saiba também que todas as aulas no setor terão delimitações, nas raias, para que também haja o respeito ao distanciamento social.

HIGIENIZAÇÃO COMPLETA

Todos os espaços supracitados, após o término de cada aula e depois de determinados períodos entre aulas, são fechados e rigorosamente higienizados por completo.

PERMANÊNCIA NA ACM É DE ATÉ 02 (DUAS) HORAS POR DIA. O MESMO É VÁLIDO PARA CRIANÇAS, QUE PODERÃO PARTICIPAR DE ATÉ DUAS ATIVIDADES/AULAS POR DIA.

OS ESPAÇOS E AULAS EXCLUSIVOS PARA AS CRIANÇAS CONTINUAM INATIVADOS ATÉ O CONTROLE TOTAL DA COVID-19.

PAIS OU RESPONSÁVEIS PELOS PEQUENOS ACEMISTAS DEVERÃO ASSINAR UM TERMO DE AUTORIZAÇÃO LIBERANDO A CRIANÇA A PARTICIPAR DAS ATIVIDADES NA ACM.

AS CRIANÇAS NÃO PODERÃO PASSEAR PELA UNIDADE APÓS O TÉRMINO DE SUAS ATIVIDADES, ASSIM, OS PAIS SÃO OS RESPONSÁVEIS POR BUSCÁ-LAS NO LOCAL ONDE A AULA ESTAVA SENDO REALIZADA.

Assista ao vídeo do Protocolo de Atendimento às crianças, clicando no link a seguir: Tá na hora, Tá na hora!

_______________________

Ações individuais se refletem no coletivo. Seja responsável, busque informações e ajude a conter a pandemia. A ACM São Paulo compreende que a saudade é enorme, entretanto, solicita, encarecidamente, que evite abraçar, cumprimentar com as mãos e beijos no rosto, além de provocar aglomerações ao rever e falar com seus amigos.

Que você continue a aproveitar tudo o que a Instituição tem a oferecer para manter sua vida ainda mais saudável. 

Atividade física é vida! E o nosso setor é parte da solução no enfrentamento da Covid-19 e não pode ser menosprezado. Clique aqui para assistir ao vídeo com a defesa do exercício físico na pandemia.