ACM

NOTÍCIAS | BLOG

#ACMcultural: Parlapatões

#ACMcultural: Parlapatões

A ACM, Instituição Amiga da Cultura, apoia os espetáculos dos Parlapatões.

E, nesta semana, divulgamos o espetáculo “Totalmente Pastelão”, baseado na farsa medial anônima “O Pastelão e a Torta”, a peça volta em cartaz no Espaço Parlapatões em curtíssima temporada, com apenas quatro únicas apresentações, sempre aos sábados e domingos, às 16h. Com adaptação e direção de Hugo Possolo, o espetáculo é apresentado pelos Parlapatões nos dias 20, 21, 27 e 28 de janeiro.

A história de Totalmente Pastelão! é bem antiga, do século XIII. É uma farsa medieval, tipo de representação teatral alegre e descontraída feita nas ruas, que foi adaptada para as crianças, pelo diretor dos Parlapatões.

Para Possolo, “as farsas surgiram para todas as idades, para todas as faixas sociais e a adaptação para crianças requer especial atenção, pois estas trazem uma lição moral, à qual não pretendemos impor para público algum.” Assim, o final da trama é diferente da farsa original, buscando dimensionar que todos os personagens cometeram e comentem erros, como todos os seres humanos. “Fazemos um humor físico, com tapas, socos e tombos, que anda sumido dos palcos por causa de uma atitude ‘politicamente correta’ que não traduz os conflitos da realidade, transformando a fantasia em um mundo à parte, que não tem nada a oferecer.” 

Sinopse

Chico Farofero e Resmelengo são dois moradores de rua, malandros, meio palhaços, que têm a ideia de montar uma empresa de trapaças. O primeiro “negócio” surge ao acaso, quando Farofero, o mais malandro da dupla, ouve uma conversa entre Tartamelo e sua esposa Dulcinéia, donos de uma Doceira, e decide trapaceá-los. Então, ele e Resmelengo inventam um jeito de conseguir comer os salgados e doces feitos pelo casal. Acontece que nem tudo sai como eles tinham planejado e as trapaças deles terminam numa grande confusão.

Parlapatões

O grupo começou em 1991 com apresentações de números circenses na rua e, pouco depois, adotaram o nome Parlapatões, Patifes & Paspalhões. Atualmente, reduziram-se a Parlapatões, que há mais de 26 anos, desenvolvem uma dramaturgia própria e trabalham especialmente com comédia e palhaçadas.

Suas peças já circularam em diversas capitais brasileiras e até mesmo em outros países, tendo como objetivo do grupo, inovar constantemente seu repertório, somados, até o momento, em 46 encenações diferentes.

Já fizeram várias peças voltadas a crianças como O Bricabraque, Parlapatões Clássicos do Circo e Parapapá! Circo Musical. Os Parlapatões também criaram, junto com o grupo Pia Fraus, a companhia Circo Roda, que fez os espetáculos circenses: Stapafúrdyo; Oceano; DNA – somos todos muito iguais e Caravana – memórias de um picadeiro.

Ficha técnica

Texto e Direção: Hugo Possolo / Elenco: Alexandre Bamba (Chico Farofero), Fabek Capreri (Resmelengo), Carmo Murano (Dulcinéia), Demian Pinto (Tartamelo) / Assistência de Direção: Carlos Baldin / Cenografia e Figurinos: Hugo Possolo / Iluminação: Reynaldo Thomaz / Trilha Sonora: Deivison Nunes  Produção Executiva: Erika Horn / Assistente de Produção: Janayna Oliveira / Coordenação de Produção: Hugo Possolo e Raul Barretto

Serviço Totalmente Pastelão!

Recomendado para crianças a partir de 4 anos

Espaço Parlapatões
Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação
Tel. (11) 3061-9799
Ingressos na bilheteria do teatro ou pela Compre Ingresso:
www.compreingresso.com.br

CLIQUE AQUI
CLIQUE AQUI E REALIZE SUA MATRÍCULA
SAIBA COMO REALIZAR SUA MATRÍCULA.