Outubro Rosa

Durante o mês de outubro, a ACM / YMCA São Paulo adotou a cor rosa e uniu forças com os acemistas para ampliar a divulgação da Campanha Outubro Rosa em prol do combate ao câncer de mama.

Até o final do mês, serão diversas atividades, ao longo da programação regular das 11 unidades, no intuito de propagar a mensagem de prevenção e valorização da vida, tais como: exercícios ao ar livre e em parques públicos, partidas de futsal e vôlei, aulas especiais de hidroginástica, YDance, YCycling, YFight e outras da metodologia YFitness e YWellness.

CAMPANHA

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) e o Ministério da Saúde lançaram a campanha Outubro Rosa 2019, cujo mote é “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”, que reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária; diagnóstico precoce e a mamografia.

A campanha foi criada para divulgação não apenas em outubro, mas sim ao longo do ano inteiro, porque o cuidado com as mamas deve ser uma preocupação permanente.

De acordo com o portal de notícias do Ministério da Saúde, é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama, por meio da prática de atividade física, alimentação e nutrição. Ou seja, ter uma alimentação balanceada, evitando excessos, com acompanhamento médico e uma vida ativa, longe do sedentarismo, possibilitam a manutenção adequada da saúde física, dificultando o aparecimento de cânceres, como o de mama.

Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama.

O INCA estima a ocorrência, em 2019, de 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil.

Para ajudar as mulheres, a ACM disponibiliza diversas atividades que as ajudam a manter uma Alma forte, um Corpo são e uma Mente pura, como os programas YRunning e YCycling.

Criado exclusivamente pela ACM, o YRunning é um programa de treinamento para corrida, ideal para a perda de peso, à melhora do condicionamento físico e ao treino para competições nacionais e internacionais. Além da resistência física, o programa possibilita o aperfeiçoamento dos membros superiores e inferiores, glúteos, auxilia na diminuição da pressão arterial, fortalece os ossos, propicia melhor qualidade do sono, melhora o ânimo, a pele, ameniza os sintomas da TPM, e os participantes têm a possibilidade de conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos.

E o YCycling, cujas aulas são uma mistura de músicas agitadas, com métodos que representam os diversos percursos ciclísticos, envolvendo simulação de trilhas, corridas e subidas, de acordo com a alteração de carga da bicicleta; focam, sobretudo, queima de gordura, além de trabalharem o sistema cardiorrespiratório, ao mesmo tempo em que animam e estimulam o alunado, em diferentes treinamentos.

 

SINTOMAS 

Principais sintomas do câncer de mama

Aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

Outros sinais

Edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor; inversão do mamilo; hiperemia; descamação ou ulceração do mamilo; secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

___________________

Para tirar todas as suas dúvidas e obter informações detalhadas sobre o Câncer de Mama e Campanha Outubro Rosa, acesse:

:: Instituto Nacional do Câncer –  www.inca.gov.br.

:: Ministério da Saúde:  – www.saude.gov.br

___________________

A ACM / YMCA São Paulo abraçou o Outubro Rosa e quer ver você nessa corrente do bem.