Oito dicas para facilitar o trabalho em equipe

No dia a dia corporativo é necessário estabelecer uma relação de integração, união e cooperação mútua entre os colegas, uma vez que sempre precisamos de alguém para nos ajudar. O sucesso de uma atividade bem realizada é da equipe e cada um traz consigo experiências, talentos e valores que, se compartilhados, ampliam o conhecimento.

O Integra on-line destaca 08 dicas que facilitarão o trabalho em equipe na ACM:

01. Entenda o objetivo do trabalho e a função de cada um na equipe, pois assim a execução é mais assertiva e todos contribuem com os resultados esperados;

02. Seja flexível, compreenda os diferentes pontos de vista;

03. Compartilhe ideias, informações e conhecimentos que possam colaborar com o trabalho da equipe;

04. Esteja pronto para ajudar, participe e preocupe-se com o trabalho do outro. A solidariedade contribui para bons resultados. Nessa relação, todos têm a ganhar;

05. Demonstre interesse e comprometimento em tudo o que fizer. Não deixe que o outro assuma suas responsabilidades. É injusto e sobrecarrega a equipe.

06. Respeite as pessoas, porque não somos iguais. Aceite as diferenças! Cada um tem um diferencial e potencial para contribuir com a equipe.

07. Mantenha os relacionamentos interpessoais saudáveis. O diálogo é essencial no ambiente de trabalho;

08. Dê o seu melhor! Faça seu trabalho com amor e dedicação.

O Integra conversou com a colaboradora Bruna Sellis, da ACM Centro, e perguntou a ela o que significa o trabalho em equipe: “Trabalhar em equipe é cada membro reconhecer a importância um do outro, para juntos poder atingirem seus objetivos em comum e possibilitar a troca de conhecimentos e habilidades”.

Bruna ainda destacou a importância da união dos colegas de trabalhos. “O importante é ter a capacidade de reconhecer em cada um suas competências, ter proatividade dentro da equipe e estar sempre disposto a ajudar, independentemente da atividade que realiza”.

“Acredite! Juntos, podemos sempre mais, afinal, ninguém faz nada sozinho”, declarou Angela Alves da Silva, colaboradora do Departamento de Gestão de Pessoas da ACM / YMCA São Paulo.