Novembro Azul: cuidar de si também é coisa de homem!

Novembro Azul: cuidar de si também é coisa de homem! Eis o mote da Campanha Novembro Azul, do INCA (Instituto Nacional do Câncer), que atenta para com a saúde masculina, sobretudo à prevenção ao câncer de próstata, doença que é a segunda causa de morte em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos por ano, de acordo com o Ministério da Saúde.

A campanha teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, e foi inspirada no Movember, um movimento internacional que sugere aos homens não fazerem a barba durante o mês, no intuito de conscientizar os homens para a luta contra o câncer de próstata. O Movember tem apenas um único objetivo: impedir que homens morram muito jovens!

No Brasil, o Ministério da Saúde mostrou-se favorável à abordagem integral da saúde dos homens, e, recentemente, lançou, com apoio técnico do INCA, a página Câncer de próstata; causa, sintomas, tratamento e prevenção em seu portal na Internet. Vale a pena o clique para mais informações sobre a doença.

Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. A doença só é confirmada após a realização de biópsia, que é indicada quando o médico encontra alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um urologista.

Você sabia que com o diagnóstico precoce as chances de cura do câncer de próstata são superiores a 85% dos casos? A maioria sobrevive devido ao diagnóstico precoce por meio de exames preventivos.

SINTOMAS 

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Se você apresentar um ou mais sintomas, recomenda-se a procura de um especialista para sanar todas as suas dúvidas, com esclarecimentos específicos vindos de um profissional, um urologista, que poderá orientá-lo corretamente, haja vista que esses sinais e sintomas também ocorrem devido a doenças benignas da próstata, como a hiperplasia benigna da próstata (aumento benigno da próstata), que afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade; e a prostatite (inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias).

FATORES DE RISCO

:: Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

:: Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.

:: Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

PREVENÇÃO

Além de adotar uma alimentação saudável e equilibrada, o recomendado é  fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

ATIVIDADE FÍSICA NÃO É QUESTÃO DE ESTÉTICA APENAS, MAS EXTREMAMENTE NECESSÁRIA PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE. Na ACM / YMCA São Paulo, os homens têm à disposição diversas atividades, em diferentes modalidades, para conservar a saúde física e mental, como por exemplo:

:: YCYCLING: aula realizada sobre bicicleta estacionária, com simulação de trajetos variados de ciclismo, visando à melhora da capacidade cardiorrespiratória;

:: YFIGHT: aula coreografada com técnicas de lutas e artes marciais combinadas com músicas;

:: YJUMP: aula sobre minitrampolim, visando à melhora da capacidade cardiorrespiratória;

:: YPOWER: aula que utiliza técnicas da Musculação combinadas com músicas;

:: YRUNNING: aula que visa à melhora do desempenho em provas de corrida;

:: YSTEP: aula sobre plataforma regulável, visando à melhora da capacidade cardirrespiratória.

Além das aulas citadas, que fazem parte do programa YFitness (exclusivo da ACM, com ginásticas formatadas de acordo com o perfil fisiológico do brasileiro), os homens também podem frequentar o Programa Aquático (Natação e Hidroginástica), o setor de Condicionamento Físico (Musculação e Treinamento Funcional) e esportes de quadra (Futsal, Vôlei e Basquete – modalidades criadas pela ACM) e muitas outras atividades.

Até o final do mês, serão diversas atividades, ao longo da programação regular das 11 unidades, no intuito de propagar a mensagem de prevenção e valorização da vida.

Meninos, cuidem-se!

Porque homem que se cuida é homem de atitude.