ACM

NOTÍCIAS | BLOG

Movimento Reforma Brasil. Junte-se a nós!

Movimento Reforma Brasil. Junte-se a nós!

A Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, igreja cristã de tradição reformada, lançou, no dia 31 de outubro de 2017, o Movimento Reforma Brasil, manifestação cívica apartidária que visa a conclamar todos os cidadãos brasileiros para reivindicar uma reforma política de verdade para o País.

Diante do cenário da política brasileira na atualidade, a Catedral Evangélica de São Paulo decidiu agir e conclamar os brasileiros e as brasileiras a posicionarem-se nesta causa e fazer os governantes ouvirem que queremos reforma política de verdade para o Brasil!

No dia 31 do referido mês, data em que se comemorou os 500 anos que o reformador Martinho Lutero fixou suas 95 teses nas portas da Catedral de Wittenberg, na Alemanha, a Catedral de São Paulo fixou sua posição diante do atual sistema político brasileiro: nas escadarias do templo houve o descerramento de dois marcos laterais na entrada principal. Além disso, membros e pastores da Catedral e de outras igrejas irmãs participaram de momentos especiais, com leitura bíblica, cânticos, jejum e oração; concerto de órgão com hinos relacionados à Reforma Protestante; e cerimônia de lançamento do Manifesto Reforma Brasil, que repudia a atual situação política brasileira e apresenta sete reivindicações de mudanças. O jurista Modesto Carvalhosa, referência nacional em matéria de programas anticorrupção, esteve nessa cerimônia.

“O atual sistema político cavou um abismo entre os políticos e os eleitores e constatamos, com indignação, que tal sistema tem atraído, com raras exceções, pessoas inescrupulosas e com as piores intenções possíveis”, afirmou Valdinei Ferreira, professor, teólogo e doutor em Sociologia, presidente do Conselho da Primeira Igreja e seu pastor titular. “Urgentes são as reformas que o Brasil precisa, mas a reforma das reformas é a das estruturas políticas e dos mecanismos eleitorais. O sistema político precisa ser reformado para que o exercício da política esteja a serviço do bem comum e para que os representantes políticos voltem para a realidade na qual nós, população brasileira, vivemos”, declarou.

 

O QUE QUEREMOS – A experiência democrática das últimas décadas indica que são urgentes as seguintes mudanças nas regras da política brasileira:

  • Fim do foro privilegiado;
  • Fim das reeleições sem limites para o legislativo;
  • Fim das emendas legislativas no orçamento da União;
  • Criação do voto distrital;
  • Racionalização do tamanho, da proporcionalidade e dos custos da representação política na esfera da União, dos Estados e dos Municípios;
  • Redução da influência do dinheiro no financiamento das campanhas eleitorais, criando condições mais competitivas entre os candidatos e os partidos;
  • Aprimoramento dos mecanismos de nomeação e aprovação para os tribunais (Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior Eleitoral e Tribunais de Contas de União, Estados e Municípios).

CONTRA O USO DE TÍTULO RELIGIOSO NA POLÍTICA PARTIDÁRIA – A Primeira IPI-SP também ressalta sua preocupação com o uso cada vez mais frequente de títulos religiosos por parte de candidatos que se pretendem representantes dos cristãos evangélicos. “Uma das marcas da Reforma Protestante é sua diversidade de organização e pensamento; logo, ninguém está autorizado a falar ou a representar, na política partidária, os cristãos evangélicos. Embora, por respeito às liberdades individuais, não se deva impedir que alguém seja candidato utilizando na sua propaganda eleitoral seu título religioso, entendemos que, dentre as medidas saneadoras para política, o uso de título religioso seja reservado às finalidades religiosas e nunca para propaganda de candidatura eleitoral. É no mínimo questionável a seriedade com que toma sua própria religião aquele que não tem pudor de usá-la com finalidades eleitorais”, argumentou Valdinei Ferreira.

“A Reforma Protestante é fruto direto do exercício da liberdade de pensamento e expressão. Estado e Igreja separados foi a fórmula encontrada para que pessoas que pensam diferente umas das outras possam viver juntas em uma mesma sociedade. O Estado laico deve atribuir peso igual à opinião dos cidadãos religiosos e não religiosos em questões de interesse público. Lamentamos quando os valores religiosos dos cidadãos são menosprezados sob o pretexto de laicidade estatal, assim como reprovamos quando pessoas e segmentos religiosos instrumentalizam o Estado para impor comportamentos que só fazem sentido se respaldados na escolha e na convicção pessoal. Não queremos um Estado religioso ou antirreligioso, buscamos um Estado laico, provedor de espaço para o diálogo respeitoso entre aqueles que possuem visões de mundo divergentes”, complementou Valdinei Ferreira.

O Movimento Reforma Brasil foi gerado na Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, também conhecida como Catedral Evangélica de São Paulo, e hoje conta com diversos apoiadores, dentre eles, a Associação Cristã de Moços de São Paulo, nossa ACM.

CONVERSA COM OS PRESIDENCIÁVEIS

É mais uma iniciativa do Movimento Reforma Brasil para lançar luz sobre a importância da reforma política brasileira. Serão convidados todos os postulantes a candidatura à presidência da República. O objetivo é manter no debate eleitoral nacional a agenda da reforma política, pois a esta altura da Democracia brasileira está consolidada a percepção de que qualquer outra reforma que se queira precisará da elevação da qualidade dos nossos representantes nos parlamentos. Conversaremos com os pré-candidatos sobre o que pensam a respeito do tema e quais são as suas estratégias para implementação das mudanças propostas.

MARINA SILVA – PRÉ-CANDIDATA (REDE)

DIA 13 DE JULHO, SEXTA-FEIRA, ÀS 20H, NA ACM CENTRO:

Local: Auditório da ACM Centro (Rua Nestor Pestana, 147 – Consolação / São Paulo / SP).

Inscrições no link: www.goo.gl/HocmVz

VAGAS LIMITADAS!

ÁLVARO DIAS – PRÉ-CANDIDATO (PODEMOS).

DIA 18 DE JUNHO, SEGUNDA-FEIRA, ÀS 19H30, NA ACM CENTRO:

Local: Auditório da ACM Centro (Rua Nestor Pestana, 147 – Consolação / São Paulo / SP).

Inscrições no link: www.goo.gl/Gs9J6J 

VAGAS LIMITADAS!

CLIQUE AQUI
CLIQUE AQUI E REALIZE SUA MATRÍCULA
SAIBA COMO REALIZAR SUA MATRÍCULA.