Resiliência, recuperação e reimaginação: palavrinhas colocadas em ação, em 2020, para a ACM passar pela pandemia.
Confira a mensagem de ano-novo do sr. Carlos Sanvee, Secretário-Geral da Aliança Mundial das ACMs:
________________________________
Caros amigos,
O ano de 2020 trouxe uma ruptura enorme para o Movimento Acemista e para milhões de jovens. Mas enquanto alguns de nossos programas e ACMs fecharam por um período, em 2020, a ACM, em si, nunca esteve fechada.
Nossos agradecimentos coletivos são direcionados aos profissionais e voluntários acemistas, muitos deles jovens, que se levantaram e atuaram.
Nós respondemos com Resiliência, com Recuperação, com Reimaginação. Com flexibilidade – adaptando onde era necessário. E com total solidariedade: em todo o mundo – nos níveis local, nacional, regional e global – as ACMs se apoiaram para manter os empregos abertos, os aluguéis pagos e os serviços funcionando.
E um dos resultados de 2020 foi uma compreensão reforçada de quem somos.
Somos mais do que uma instituição de assistência social; somos mais do que ‘ginásio e natação’. Somos um movimento de justiça social, no cerne da construção da resiliência dos jovens e de suas comunidades e do combate à injustiça e à desigualdade; somos tão necessários como sempre.
E diante de tantos desafios globais, acredito fortemente que estamos realmente mais fortes para o que nos aconteceu em 2020, um ano em que o verdadeiro aço ACM foi forjado na bigorna do sofrimento real.
E podemos dizer que ‘a luz brilhou nas trevas e as trevas não a venceram’. Podemos ser gratos porque a Covid-19 nos ensinou não apenas o imperativo da mudança, mas também as oportunidades que podemos encontrar na mudança.
Temos a oportunidade de nos tornarmos a organização do século 21, a parceira preferida do mundo na capacitação de jovens. Envolvendo-se com os jovens onde eles estão, sem esperar que venham até nós. Reduzindo nossa missão e propósito; e reimaginando nossos programas e serviços na saúde, no emprego, no meio ambiente e no engajamento cívico onde precisamos, e garantindo que eles estejam disponíveis para todos.
Caros amigos, 2021 será outro ano extremamente importante.
O mundo pode superar a crise de saúde Covid-19 se implementar a vacinação, e a ACM apoiará o processo e exigirá que a vacina esteja disponível de maneira igual e fácil, não para alguns, mas para todos.
E o mundo pode superar a crise econômica da Covid-19 se ela colocar os jovens no centro de seu planejamento. A ACM continuará a equipar os jovens para o mundo do trabalho.
Mas a vacina real precisa trazer um fim definitivo à injustiça e à desigualdade, em todos os lugares … e um compromisso de uma vez por todas para com os jovens que são o futuro e o presente do mundo.
Os jovens têm que estar no centro da grande ‘reinicialização’ pós-Covid do mundo.
Existe um provérbio chinês que diz: “Uma árvore que cai faz mais barulho do que uma floresta que cresce” .
A Covid-19 derrubou as árvores da ACM em 2020 e derrubou as árvores globais da falsa certeza, orgulho e direito. Mas em 2020, em meio à crise, a ACM plantou sementes importantes e, em 2021, acredito que veremos a floresta crescendo em todo o Movimento Acemista ao redor do globo.
Então, essa é a missão da ACM – para nos reinventar, para um futuro reinventado para os jovens.
À ACM e a todos, desejo toda força, toda resiliência, todo propósito em 2021.
Carlos Sanvee – Secretário-Geral da Aliança Mundial das ACMs
A mensagem original pode ser lida na íntegra e em inglês no site da Aliança Mundial das ACMs. Clique aqui.