Força Jovem em ação!

O jovem na ACM representa dinamismo, desafios, inovação, renovação e movimento ao Movimento Acemista, que nasceu da iniciativa de um jovem: *George Williams, nosso fundador, então com 21 anos de idade, que uniu-se a outros jovens e criou a Associação Cristã de Moços, em 06 de junho de 1844.

A ACM é a segunda casa do jovem! E a Instituição torna-se um lar multidisciplinar, no qual os jovens desenvolvem e aprimoram o caráter, a responsabilidade social, a convivência e despertam em si toda a competência de liderança, com força para transformar realidades e ajudar a quem mais precisa.

O jovem, na ACM São Paulo, tem lugar de destaque e totalmente representativo: Área Programática de Jovens, o CampusACM, comissão composta por jovens acemistas, que desenvolve e orienta ações voltadas à juventude. Nesta área, os jovens com idade entre 13 e 30 anos são instigados a se engajar nos Corpos de Líderes (CLs), com os quais se organizam para colocar em prática ações socioculturais, de responsabilidade social e solidariedade, como a campanha “Palmas para quem doa” (doação de roupas) e Rolezinho Sangue Bom Gente Boa Doa” (doação de sangue), além de atividades desportivas.

Na estrutura dessa área há um profissional da ACM São Paulo que auxilia os jovens a materializar todos seus anseios e projetos. Hoje, essa responsabilidade está a cargo do secretário executivo Edney Delgado, com suporte da secretária executiva Cristina Neglia, da Divisão de Educação Física e Saúde e Áreas Programáticas. 

A missão do CampusACM é investir na formação do jovem para que seja agente de mudança em sua comunidade. Para tanto, além do CampusACM com 22 membros, cuja presidente é a srta. Natalia Luna Abibe, o CL de cada uma das 11 unidades esportivas da ACM São Paulo atua intensamente para concretizar essa realidade.

CL ALPHAVILLE

Jovem voluntária representante (Presidente): Giovanna Teixeira
Membros: 14
Atividades características: Estação Criança, Acantonamento e SuperFérias

Profissional responsável: Educador Gabriel Dourado 

CL CENTRO

Jovem voluntário representante (Presidente): Yuri Gabriel
Membros: 13
Atividades características: Estação Criança e SuperFérias –

Profissional responsável: Educador Saulo Azevedo

CL GUARULHOS

Jovem voluntário representante (Presidente): José Pedro N. de Barros
Membros: 12
Atividades características: SuperFérias e Acantonamentos

Profissional responsável: Educadora Gabriela Miranda

CL ITAQUERA

Jovem voluntária representante (Presidente): Pietra Morais
Membros: 19
Atividades características: Acantonamentos, atividades com os beneficiários do programa social da unidade (Caminho da Criança e do Adolescente) e SuperFérias

Profissional responsável: Educadora Cinthya Lopes Adão

CL LAPA

Jovem voluntária representante (Presidente): Heloísa Conti
Membros: 17
Atividades características: Festa da Família com o “Nossa Turma”

Profissional responsável: Educadora Agatha Para Assu

CL NORTE

Jovem voluntária representante (Presidente): Aime Carvalho
Membros: 17
Atividades características: Acantonamentos, SuperFérias, Estação Criança e auxílio em eventos da referida unidade.

Profissional responsável: Rodrigo Juliano

CL OSASCO

Jovem voluntário representante (Presidente): Guilherme Martos
Membros: 21
Atividades características: apoio a trabalhos socioassistenciais no Centro de Desenvolvimento Comunitário Franz Voegeli, Noite do CL, Acantonamentos e Festa Junina

Profissional responsável: Educador Ciro Farias

CL PINHEIROS 

Jovem voluntário representante (Presidente): João Pedro Marcondes
Membros: 16
Atividades características: captação de recursos extraordinários (rifas), Festivais de Jogos on-line e Estação Criança

Profissional responsável: Educador Raphael Ferro 

CL RIBEIRÃO PRETO

Jovem voluntária representante (Presidente): Beatriz Bitar
Membros: 13
Atividades características: SuperFérias, Campanha Palmas para quem doa e diversas arrecadações

Profissional responsável: Educador Felipe Ackermann 

CL SANTO AMARO

Jovem voluntário representante (Presidente): Henrique Santos Alencar
Membros: 15
Atividades características: Rolezinho Sangue Bom / Festa do Pijama/ Noite do Futsal

Profissional responsável: Educador Deivyson Leonardo

CL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Jovem voluntária representante (Presidente): Beatriz Chinellato
Membros: 23
Atividades características: Acantonamentos e SuperFérias

Profissional responsável: Educador Diego Souza

ALGUMAS AÇÕES E PROGRAMAS VOLTADOS AOS JOVENS:

:: Encontro Paulista de Líderes (EPALI): assembleia-geral que reúne todos os 11 CLs para debates, palestras, dinâmicas, atividades lúdicas, confraternização e integração;  

:: Encontro Nacional de Líderes (ENALI): assembleia-geral que reúne toda a liderança juvenil dos movimentos acemistas do Brasil para debates, palestras, dinâmicas, atividades lúdicas, confraternização e integração;  

:: YMCAlíderes: curso totalmente gratuito, voltado a jovens de 13 a 30 anos de idade, associados ou não da ACM, com interesse em se desenvolver pessoalmente, dentro das competências de liderança e cidadania. 

:: Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL): módulo de fechamento do YMCAlíderes com atividades e debates variados sobre temas contemporâneos presentes na vida do jovem.

:: Rally Urbano: no estilo “The Amazing Race”, com interações e missões culturais;

:: PRAY: um encontro com roda de conversa sobre reflexões de versículos e passagens bíblicas, com muitos louvores e confraternização entre os jovens.

FAÇA PARTE!

Para ingressar e atuar no CL de sua unidade, o(a) associado(a) precisa contatar o(a) educador(a) responsável pela área jovem. Se você ainda não é acemista, #VemPraACM e junte-se a nós!

Além dos CLs, algumas unidades também possuem os PLs, os grupos Pré-líderes, com membros um pouco mais jovens, de 03 a 13 anos de idade. Contudo, devido à pandemia, as atividades para essa faixa etária foram reduzidas, mas a Área Programática de Crianças, Adolescentes e Acampamento já está em processo de reestruturação dos PLs, junto à programação da grade das unidades voltada a esse público.

Os PLs têm o mesmo perfil de organização dos CLs, mas voltado a um público infantojuvenil e com atividades diferenciadas, em conformidade com a idade e capacidade organizacional dos pequenos. 

Em 2018 e 2019, foram organizadas edições especiais do EPAPLY: Encontro Paulista de Pré-líderes, reunindo mais de 120 crianças acemistas, das 11 unidades da ACM, com muitas palestras sobre inclusão e liderança, e, claro, muita diversão entre amigos.

O jovem é importante não somente para a Associação Cristã de Moços, mas para toda sociedade, para a Humanidade. O jovem é uma pedra preciosa bruta que precisa ser lapidada, com a concessão de oportunidades para que seu brilho realmente reluza e ilumine a tudo e a todos que o cerca. Força jovem em ação!

ACM, MUITO MAIS DO QUE VOCÊ IMAGINA!

____________________________________________________________

GEORGE WILLIAMS – JOVEM FUNDADOR 

*George Williams nasceu em 1821, no sul da Inglaterra, num pequeno povoado rural. Aos 21 anos, em Londres, sensibilizado com a situação de desagregação social da cidade, em decorrência da Revolução Industrial, começou a organizar um grupo de amigos que liam e estudavam a Bíblia dentro da loja onde trabalhava. O grupo cresceu e daí nasceu a Associação Cristã de Moços. Por mais de meio século, George Williams teve presença e participação constantes no Movimento Acemista mundial. O fundador faleceu em 1905, aos 84 anos, e foi sepultado na Catedral de Saint Paul, Londres.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *