Dia do Acemista

Dia do Acemista.

Parabéns pra você, nesta data querida! E não é um simples aniversário; é a celebração de um marco histórico: 175 anos de existência da Associação Cristã de Moços.

No Dia do Acemista, comemorado em 06 de junho, você e mais 64 milhões de pessoas, de 120 países diferentes, se unirão para parabenizar e reconhecer a importância de uma das mais antigas e respeitadas instituições do mundo.

Celebrar 175 anos é consolidar a história de uma entidade que é referência na transformação de vidas, que valoriza e fortalece o ser humano, mantendo o equilíbrio entre Alma, Corpo e Mente.

Em quase dois séculos de atuação, a ACM contabilizou importantes conquistas e destaques em prol da Humanidade, e mostrou-se pioneira em diversas áreas, sobretudo nos esportes. Acompanhe abaixo os grandes feitos da Instituição, e tenha ainda mais orgulho do movimento gigantesco do qual  você faz parte.

 

DESTAQUES ACEMISTAS

:: Organização das Nações Unidas – ONU 

A ACM ocupa uma cadeira no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da ONU, desde 1970, justamente por ser uma das principais instituições de suporte ao trabalho com refugiados ao redor do mundo, nos cinco continentes.

 

:: Atletas Olímpicos na ACM

Diversos atletas olímpicos medalhistas passaram pela ACM, tais como:

  • Mark Spitz (Natação), que começou sua carreira na ACM Sacramento, Estados Unidos;
  • Horácio Gwynne (Boxe) boxeava na ACM Toronto, no Canadá;
  • Johnny Weissmüller (Natação), que, aos 12 anos, mentiu sua idade para ser aceito na equipe de natação da ACM Chicago, Estados Unidos;
  • Daniel Purvis (Ginástica Artística), que treina na ACM Southport, no Reino Unido;
  • Mathias Kriegger (Judô), membro da ACM Neckarsulm, na Alemanha;
  • Seifu Makonnen (Boxe) trabalhava e treinava na ACM de sua cidade natal, Addis Ababa, na Etiópia;
  • Rena Kanokogi (Judô) competiu num campeonato da ACM Nova York;
  • Gonzalo Garrido (Ciclismo) é membro da ACM Santiago, no Chile;
  • Dara Grace Torres (Natação) ensinou natação na ACM Flórida, nos Estados Unidos;
  • Tomas Gonzalez (Ginástica) participa das atividades promovidas pela ACM Santiago, no Chile.
  • Moacyr Brondi Daiuto, ex-professor da ACM São Paulo, que trouxe ao Brasil a primeira medalha olímpica de Basquete, nos Jogos de Londres, em 1948. Na época, Daiuto estava à frente da equipe, como técnico, e sempre trabalhou incansavelmente pelo esporte, influenciando gerações. Todo o acervo de medalhas, inclusive a olímpica, prêmios e troféus conquistados pelo atleta estão num memorial aberto ao público, localizado na sede da ACM, no seguinte endereço: Rua Nestor Pestana, 147 – Consolação – São Paulo.

 

:: Acampamentos

A ACM é pioneira na organização de acampamentos com finalidades educativas. Eles foram organizados pela primeira vez por Peter Haeren, da ACM Noruega, em 1866. Nos Estados Unidos, o primeiro foi em 1885. Na América Latina, foi realizado, pela primeira vez, na ACM Buenos Aires. Em São Paulo, o marco é o da Represa Billings, a partir de 1930. Saiba mais clicando aqui.

 

:: Taças Olímpicas

A Taça Olímpica é a maior premiação do desporto mundial, do Comitê Olímpico Internacional, o qual reconhece instituições ou associações que mais contribuíram com o esporte. Esse reconhecimento foi concedido à ACM em duas ocasiões: uma em 1920, pela criação do Basquete, endereçado à Springfield College, e outra, em 1929, à Aliança Mundial das ACMs, por sua contribuição ao crescimento internacional do Movimento Olímpico.

 

:: Líderes Mundiais e a ACM

Dois grandes líderes mundiais, uma vez, se posicionaram a respeito da ACM. Mahatma Ghandi disse: “A ACM é uma instituição que mostra sublime vocação espiritual do homem”, e Franklin Roosevelt: “Servindo a juventude, sem distinção de nacionalidade, raça e religião, a ACM é a encarnação dos ideais cristãos e democráticos, pelos quais temos lutado.”

Nelson Mandela tem uma história com a ACM. Mais de 60 anos atrás, ele praticou boxe no que viria a se tornar a ACM Soweto, na África do Sul, para ficar em forma e tentar esquecer, por um momento, a sua luta contra o Apartheid. Ele disse, certa vez vez que “os muros da ACM são encharcados de doces lembranças que vão me encantar por muitos anos”. A jornada da ACM, a luta pela igualdade e por justiça na África do Sul estão estritamente entrelaçados.

Barack Obama jogava Basquete na YMCA Springfield Downtown – Chicago / Illinois.

 

:: A invenção do Basquete, Vôlei e Futsal

A ACM destaca-se pelo seu pioneirismo no esporte mundial ao ter inventado os olímpicos: Basquete, em 1891, e o Vôlei, em 1895. Além disso, criou o Futebol de Salão, em 1930.

 

:: Prêmios Nobel da Paz

Em 1901, Henri Dunant recebeu o primeiro Prêmio Nobel da Paz pela fundamental importância na criação da Cruz Vermelha Internacional. Dunant era dirigente da ACM Genebra. Em 1946, foi a vez de John Raleigh Mott, outro líder acemista, receber o prêmio, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela ACM no período de guerras. Nos períodos mais críticos das duas grandes guerras mundiais, a ACM potencializou seu trabalho altruísta junto aos refugiados.

 

:: Cruz Vermelha Internacional 

A ideia da Cruz Vermelha nasceu do jovem acemista Henri Dunant, um dos fundadores da ACM, agraciado com o Nobel da Paz. Esta entidade é sinônimo, até hoje, em todos os continentes, de organização independente de socorros, tanto em tempo de guerra quanto em tempo de paz.

 

VOCÊ SABIA?

Dia do Acemista passou a ser comemorado, oficial e anualmente, em 06 de junho, na cidade de São Paulo, a partir de julho de 1997, e, no Estado de São Paulo, em 24 de outubro de 2005.

No Projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de São Paulo consta que a ACM é uma instituição cujos objetivos e realizações justificam a comemoração da data e merece todo o reconhecimento do Poder Público aos relevantes serviços prestados à população em geral, notadamente às comunidades mais carentes.

Os feitos alcançados pela ACM, em mais de um século de realizações, credenciam-na a receber a justa homenagem.

____________

Por essas e outras, orgulhe-se! Você faz parte de um movimento gigantesco, que é muito mais do que imagina.

Muitas felicidades a você, e muitos anos de vida à ACM.