Feliz Ano-Novo!

Queridos Acemistas e colegas,

Feliz Ano Novo!

O começo do ano novo é um momento para refletir e celebrar as nossas bênçãos. Esta tradição tem um grande significado para mim, pois estou me empossando como o novo Secretário-Geral da Aliança Mundial das ACMs.

Eu estou no lar em um edifício histórico da sede da Aliança Mundial das ACMs, em Genebra, Suíça, onde trabalhei em diversos cargos desde 1999. Esta manhã, no entanto, foi diferente. Quando eu abri a porta de frente e entrei no prédio, eu senti alguma coisa que eu nunca tinha sentido antes. Eu subi as escadas para me dirigir à sala dos Secretários-Gerais, mas eu fiquei paralisado antes de me sentar em meu escritório. Estive nele inúmeras vezes durante vários anos enquanto trabalhava com os ex-Secretários-Gerais Nigk Nightingale, Barta Shaha e Johan Vilhem Eltvik.

Senti uma forte conexão com os meus predecessores e os valores que os carregavam. Memórias de nossas muitas conversas vieram de volta.

Neste momento, a única coisa que eu poderia fazer era inclinar a minha cabeça em oração, afirmando a minha confiança em Deus, reforçando o fato que eu acreditava que Ele me chamou e me preparou para este próximo desafio em minha vida. Eu orei pelo cargo, pelos meus colegas e pelo Movimento Acemista – um navio robusto que navega pelos ventos da mudança na vida dos jovens e no nosso mundo.

Quando eu abri os olhos, como uma sugestão, eu vi o busto do John R. Mott, que liderou a ACM com tanta coragem e convicção, que o fez ganhar o prêmio Nobel da Paz. Eu acenei para ele e cochichei que eu estou pronto para a nossa próxima aventura.

Desde a minha nomeação como Secretário-Geral, eu estendi a mão e ouvi os colaboradores da ACM e dos voluntários do mundo todo. Eu venho aprendendo sobre as nossas esperanças e desafios, assim como as suas aspirações para a nossa ACM. Eu continuo a ser inspirado por vocês – os seus serviços e liderança – e como vocês estão respondendo à chamada aos críticos problemas sociais. Eu estou muito encorajado pelos sinais de seu compromisso para os jovens e para empoderá-los.

Vocês me falaram sobre a suas determinações em:

– capacitar todos os jovens a ficarem focados no meio de circunstâncias globais que mudam rapidamente;

– estabelecer relações significativas e colaborações radicais;

– erguer-se e ser líderes fortes e justos;

– encolher as divisões sociais que fragmentam a nossa comunidade;

– construir pontes entre pessoas e comunidades com diversas ideologias e perspectivas;

– ser o catalisador para uma mudança positiva para os jovens e uma força unificadora dentro das nossas comunidades e nações para dignidade, igualdade e compaixão.

No Conselho Mundial das ACMs, em Chiang Mai, Tailândia, em julho de 2018,  eu os convidei para uma aliança comigo – um pacto para juntos transformarmos a ACM, local e globalmente, no epicentro do ecossistema do empoderamento juvenil.

Estou decidido a perceber as nossa visões da ACM como um “GO-TO” para os jovens.  Sob a orientação da Diretoria da Aliança Mundial das ACMs que são liderados pela senhora Patrícia Pelton, alcançaremos novos patamares. Tenho privilégio de ter me beneficiado e, agora, orgulhosamente de estar nos ombros de meus estimados predecessores, que estabeleceram uma base sólida que está me possibilitando tomar as rédeas à medida que conduzo a partir de um futuro emergente.

Amigos,

Celebraremos juntos, em 2019, um marco histórico: 175 anos da ACM. Este aniversário é a nossa oportunidade para refletir no impacto que esperamos ter para a próxima geração, assim como as nossas conquistas passadas.

Neste momento, escalamos os picos das montanhas e os conhecidos vales. Nós estamos acostumados com a chuva, o brilho do sol. As vidas de milhões de pessoas foram transformadas através dos nossos persistentes esforços. Eles são os que testemunham o nosso impacto coletivo e o valor intemporal de nossos programas.

Da estratégia adotada no Conselho Mundial, nós desenvolvemos uma estrutura operacional como uma ferramenta para construir as nossas forças e melhorar a nossa eficiência nesta missão. Usaremos isto para expandir nosso alcance e aprofundar o nosso impacto nas 03 áreas:

  • Colaboração: trabalho conjunto para preparar os jovens a resistir a opressão e usar as suas vozes para uma mudança social;
  • Relevância do Movimento. Nos adaptar para a mudança tecnológica e outras que formaram a sociedade global e a economia do futuro.
  • Sustentabilidade Financeira. Construir a nossa capacidade operacional para eficiência, produtividade e entrega efetiva dos programas e serviços da YMCA.

Cada um de nós está sendo chamado para ter um importante papel. Haverá muitas oportunidades para participar, colaborar e tornar parceiros completos neste movimento global. Eu oro para que você aceite os nossos convites e junte-se a mim e a outros colegas ao redor do mundo para criar uma ACM do século 21 – uma que honre nossa herança e seja dino do nosso compromisso vitalício.

Que Deus te abençoe.

Eu desejo a você e os seus entes queridos um feliz e significativo Ano-Novo.

Carlos Madjri Sanvee

Secretário-Geral

Aliança Mundial das ACMs

 

Mensagem original publicada aqui: World Alliance