Doenças respiratórias

Doenças respiratórias!

Prevenção sempre será o melhor remédio para sua saúde, sobretudo quando estamos no Inverno, uma das épocas do ano em que a incidência de doenças respiratórias triplicam. Abaixo, a Amil Saúde – sua assistência médica – listou, num esquema Mitos x Verdades, tudo o que você precisa saber para se prevenir. Fique atento(a)!

 

Você sabia que uma das principais causas de transmissão de doenças respiratórias é o acúmulo de pessoas em locais fechados? SIM! E o aumento do volume nos prontos-socorros gera uma espera de exposição considerável a outros vírus e bactérias. Cerca de 20% do aumento no volume de consultas em prontos-socorros são relacionados a doenças respiratórias. 

Mas qual a diferença entre Doenças Respiratórias e Doenças Alérgicas?

A principal diferença é que as alérgicas, como a asma e bronquite, são geralmente disparadas por alérgenos (poeira, mofo e pelos de animais), e normalmente, os sintomas incluem apenas tosse seca, coriza e espirro, SEM AUSÊNCIA DE FEBRE.

 

MITOS E VERDADES

:: O AR-CONDICIONADO PODE CAUSAR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS? VERDADE!

Ar frio e seco tende a ressecar a mucosa protetora e facilitar a entrada de patógenos. O ar seco favorece a proliferação bacteriana; ambientes com ar-condicionado são fechados e pouco arejados e circuitos antigos acumulam fungos e bactérias.

:: PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS AJUDA A EVITAR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS? MITO!

Não evita o contágio, que ocorre pelo contato com vírus e bactérias. Mas pessoas ativas apresentam uma vida equilibrada e mais saudável e tendem a responder melhor a infecções.

:: BEBÊS SÃO MAIS SUSCETÍVEIS A INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS? VERDADE!

Bebês e crianças são mais suscetíveis por não apresentar um sistema imunológico desenvolvido. Faixa etária de risco: acima de 65 anos e menores de 05 anos.

:: TOMAR SORVETE NO INVERNO AUMENTA O RISCO DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS? MITO!

Não há relação do sorvete com doenças respiratórias. Mas imagine como é difícil para o pediatra convencer os pais de seus pacientes!

:: FUMANTES SÃO MAIS VULNERÁVEIS ÀS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS? VERDADE!

O fumante crônico tem a estrutura interna do pulmão alterada pelo fumo e aumento da secreção, o que eleva em muito as chances de doenças respiratórias.

:: BEBER CHÁ QUENTE AJUDA A COMBATER DOENÇAS RESPIRATÓRIAS? MITO!

Por mais que a vovó afirme que o chá ajudará, não há nenhuma comprovação científica sobre isso. Mas o vapor quente promove conforto especialmente da congestão nasal nas rinossinusites.

:: TOMAR BANHO GELADO PODE ACARRETAR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS? MITO!

Tomar banho gelado ou pegar friagem não aumenta o risco de ficar doente. Também manter o peito aquecido não previne doença.

____________________________________

A Amil Saúde disponibiliza um telefone para você ligar a qualquer momento e tirar dúvidas sobre sua saúde, porque nem sempre é necessário correr para a emergência/pronto-socorro. Veja como é simples:

Ligue grátis: 0800 073 2121*;

Conte para a equipe do atendimento o que está sentindo ou tire suas dúvidas;

Receba a orientação.

*Disponível apenas para os colaboradores da ACM com planos médicos Amil. A equipe não diagnostica, não prescreve medicação e não substitui uma consulta presencial com um especialista.