Voluntariado

“Ser voluntário é algo que tem que acontecer. Nós temos que estender a mão ao próximo”

Atualmente, há 1.232 voluntários na ACM / YMCA São Paulo, que demonstram, dia após dia, do que é feita a Instituição: por pessoas comprometidas em colocar em prática a essência institucional, doando-se em benefício do progresso e desenvolvimento do ser humano.

A atual vice-presidente da Instituição, sra. Maria José Volpe Arouca, que é voluntária acemista, comenta o que significa ser um voluntário:

“O voluntário não é aquele que faz um trabalho na hora em que ele pode; é aquele que reserva em sua agenda um horário para a causa. Se eu sou voluntária em um determinado lugar, não posso pensar que o meu trabalho deva ser feito somente quando eu puder realizá-lo. Muito pelo contrário. Eu tenho de determinar um tempo da minha agenda ao voluntariado. É um trabalho difícil, mas muito gratificante, porque cada vez que você vê um jovem, como vários que vi na ACM, em nossos cursos profissionalizantes, contar sua história, narrando tudo o que aprendeu e vivenciou dentro da Instituição, é impressionante. Não há o que pague isso.”

Na ACM / YMCA São Paulo, o trabalho dos voluntários é mais do que necessário para o melhor desenvolvimento das atividades da Instituição. Com eles, procura-se formar e desenvolver novas lideranças e grupos organizados para realizarem diferentes atividades. Pessoas engajadas, idealistas e determinadas a construir um futuro diferente. Assim são os voluntários.

“Ser voluntário é algo que tem que acontecer. Nós temos que estender a mão ao próximo e não apenas esperar que o governo faça. E a ACM põe a mão na massa e não deixa o problema de lado, porque se preocupa, de fato, com o ser humano.”

Y’s Men International

E não se pode falar de voluntariado sem citar a atuação do Y’s Men International: clube de serviços fundado numa ACM, na cidade de Toledo, Ohio, Estados Unidos, em 1920, que apoia, prioritariamente, a ACM e entidades meritórias, graças à atuação de milhares de voluntários que se organizam em clubes espalhados em mais de 70 países.

No Brasil, 16 clubes apoiam projetos e programas institucionais da ACM / YMCA São Paulo, complementando os trabalhos realizados nas unidades da ACM e nas comunidades em que estão inseridas. Representar os ideais cristãos, por meio do respeito, fraternidade, lealdade, dedicação, aglutinando esforços de pessoas do bem para a construção de um mundo melhor são os valores que permeiam a missão dos Y’s Men’s Clubs.

 

QUE TAL ATUAR COMO VOLUNTÁRIO? 

Na ACM, há diversas oportunidades aguardando sua contribuição para o fortalecimento de pessoas, famílias e comunidades, uma vez que a Instituição nasceu do trabalho voluntário e continua a trilhar seu caminho com o apoio do voluntariado há mais de 115 anos, somente no Estado de São Paulo. Encaminhe sue nome completo, idade, endereço e contatos (celular) para: nil.dgp@acmsaopaulo.org e solicite mais informações. #VemPraACM