Feliz Dia das Mães

Dia das Mães: data exclusiva e oportuna para celebrarmos o dom da maternidade, reafirmando o quão guerreiras elas são por estarem ao nosso lado, protegendo-nos e guiando-nos ao caminho do bem. Neste ano, comemoraremos este domingão especial no dia 12 de maio, e a ACM deseja que você esteja bem juntinho de sua heroína transmitindo todo amor e carinho que ela merece receber.

Você sabia que o Dia das Mães foi trazido ao Brasil graças à ACM?

A data chegou ao País por intermédio da Associação Cristã de Moços, em 1918, na cidade de Porto Alegre, trazida pelo americano Frank Long, membro da ACM internacional que se radicou na capital gaúcha e veio a se tornar secretário-geral da ACM Porto Alegre. Um ano depois, também por iniciativa da instituição, a comemoração foi levada ao Rio de Janeiro e logo depois para São Paulo.

No mundo, o Dia começou a ser comemorado um pouquinho antes, em 1914, quando foi oficializado e incluído no calendário dos Estados Unidos, pelo então presidente Woodrow Wilson. Entretanto, sua origem remonta à biografia da norte-americana Anna Marie Jarvis, que, após perder sua mãe, em 1905, decidiu fazer uma celebração particular com alguns amigos, em 1908, para homenageá-la. Depois dessa cerimônia, Anna percebeu que a homenagem deveria se estender a todas as mães. E foi exatamente o que ocorreu. Em 26 de abril de 1910, o governador de West Virgínia, William E. Glasscock, acrescentou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas do seu estado, quatro anos antes da oficialização no país.

Com essa iniciativa, houve a expansão da comemoração pelo mundo afora, inclusive em terras brasileiras, há um século, como exposto, graças à iniciativa da ACM Rio Grande do Sul – Porto Alegree sendo agregada ao calendário oficial brasileiro em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas.

A primeira comemoração do Dia das Mães, ocorrida nos Estados Unidos, era prestada de forma delicada, pelo simbolismo de dois cravos: vermelho e branco. Essa simbologia também foi adotada nas primeiras celebrações no Brasil. O cravo vermelho seria usado na lapela, pelos filhos cujas mães estivessem vivas, ao passo que os órfãos se apresentariam usando um cravo branco. 

CENTENÁRIO DO DIA DAS MÃES

No ano passado, o Congresso Nacional promoveu sessão solene para comemorar os 100 anos do Dia das Mães no Brasil e parabenizou a ACM por ter trazido a data ao País. A Secretária-Geral da ACM / YMCA São Paulo, sra. Marísia Donatelli, foi uma das profissionais convidadas a representar o Movimento Acemista e prestigiou as homenagens de reconhecimento à coirmã de Porto Alegre. Todos os detalhes aqui: homenagem no Congresso.