CREF homenageia ACM em sessão solene na Assembleia Legislativa

O Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região – CREF4, mediante reconhecimento das ações meritórias dos profissionais e instituições de Educação Física, que ultrapassaram a atuação tradicional de seus deveres funcionais e profissionais e se destacaram pelo zelo, dedicação e presteza no trabalho ou em ações relacionadas às causas de interesse da área para a sociedade, homenageou, na noite de ontem (10/09), às 20h, no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), a Associação Cristã de Moços de São Paulo com a Comenda Benemérita, em reconhecimento à contribuição da ACM ao engrandecimento da Educação Física na sociedade paulista e brasileira há mais de 115 anos.

A Comenda, instituída este ano pelo CREF4, de acordo com a resolução Nº 102/2018, consiste de diploma em pergaminho com logotipo da medalha gravada em formato de Cruz de Malta, com a logomarca do CREF4, e, ao fundo, a figura do Discóbolo de Míron e, em meio círculo, a expressão “Comenda Benemérita do Estado de São Paulo – Benemérito da Educação Física”.

A Secretária-Geral da ACM, sra. Marísia Donatelli e o Presidente da Instituição, sr. José Antônio Figueiredo Antiório, saudados pela plateia e demais personalidades e organizações agraciadas com a mesma comenda, foram juntos receber a condecoração. O sr. Lourival Bogolenta, segundo-vice-presidente da ACM esteve presente à cerimônia e representou a Federação Brasileira das ACMs.

Os srs. Paulo de Aguiar Prouvot e José Geraldo Massucato, conselheiros da Divisão de Programa Geral da ACM / YMCA São Paulo, área de Saúde e Educação Física da Instituição, também foram homenageados e receberam a Comenda do Estado de São Paulo e a Medalha da Educação Física.

A sessão solene na ALESP, presidida pelo deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB), com iniciativa da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia, oportunizou comemorar, oficialmente,  o Dia do Profissional de Educação Física, cuja data, 01º de setembro, é um marco a todos os profissionais da área. Em 1998, foi promulgada, na data em questão, a Lei Federal Nº 9.696, que regulamentou a atuação do profissional de Educação Física. A partir de então, o dia é relembrado e comemorado, anualmente, como uma conquista dos bacharéis e licenciados que atuam em clubes, academias, centros esportivos, hospitais, instituições, empresas, acampamentos, condomínios, escolas e em quaisquer outros espaços de realização de atividades físicas.

A data também é uma oportunidade para se comemorar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida, uma vez que, a partir da regulamentação da profissão, as pessoas passaram a praticar atividades físicas de forma mais segura e eficiente, porque houve o aumento da demanda por profissionais mais preparados tecnicamente. Hoje, apenas graduados, ou em processo de formação, podem atuar. Antes da promulgação da Lei, era comum a presença de mão de obra não qualificada atuante, sem conhecimento apropriado, o que desencadeavam problemas sérios à saúde das pessoas que praticavam exercícios físicos inadequadamente. Realmente, um marco aos profissionais e à sociedade.

Além das autoridades já citadas, marcaram presença a membro do Conselho de Comunicação e Marketing da ACM e delegada do CREF4, sra. Zuleika Albuquerque; a membro do Conselho do Programa Geral da ACM, sra. Jane Sampaio Pontes Penteado; os secretários executivos da Instituição: Adriano de Britos (Divisão de Comunicação e Marketing), Edilson Piedade (ACM Santo Amaro), Edney Delgado (ACM Pinheiros), João Paulo Barbosa (ACM Lapa), Eudes de Araujo (ACM Osasco), Marcio Nery (ACM Itaquera) e José Pales (ACM Norte) e a educadora Viviane Ferreira Jorge Neto, coordenadora técnica do sistema YFitness.