Respeitável público, bem-vindo ao Circo!

Respeitável público, a ACM é muito mais do que você imagina! A Instituição da qual você faz parte tem circo? Tem, sim, senhor(a)! Surpreenda-se! 

A ACM São Paulo mantém, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) de São Paulo, o Circo-Social Vila Ré, que há 25 anos atende crianças e adolescentes com idade entre 06 e 17 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no extremo leste da Capital Paulista, mais especificamente no bairro Vila Ré. 

No Circo, um dos 20 pontos de atendimento social da ACM, os beneficiários, por intermédio da arte circense, aprendem e desenvolvem diversas habilidades que contribuem a formar grandes cidadãos.

O trabalho socioeducativo desenvolvido pelo Circo-Social complementa a vida escolar das crianças, ocupando seu tempo com atividades socioculturais e favorecendo a inclusão social.

Dentre as atividades, os jovens aprendem Malabares (ioiô, bolinha, flower, aros, claves, paninho chinês), equilíbrios (monociclo, bola, arame, cilindro e perna de pau), aéreos (trapézio e escadinha), solo (contorção), jogos cooperativos, atividades artesanais e temáticas.

Além da alegria de fazer parte do mundo do circo, a prática proporciona força, coordenação motora, ritmo, concentração, flexibilidade, resistência e agilidade. A confecção dos figurinos e adereços faz parte da atividade diária, e, em algumas ocasiões, há a participação dos pais, além dos educadores e demais profissionais do Circo-Social Vila Ré.

O principal objetivo é formar cidadãos conscientes de sua própria realidade, da sociedade e a do País, uma vez que o Circo-Social é um espaço de convivência para crianças e adolescentes, visando à formação para a participação e cidadania, e ao desenvolvimento da sociabilidade, do protagonismo e da autonomia, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dos beneficiários.

Atividades diárias

Além da arte circense, os atuais 741 beneficiários participam de atividades lúdicas nas seguintes áreas: artes plásticas e visuais, música, iniciação desportiva, dança (Ballet, Jazz etc.), ginástica e desenvolvimento infantil, que apoiam o crescimento do ser humano, na medida que vão ao encontro dos interesses das crianças e adolescentes, fazendo com que sejam desenvolvidos aspectos físicos, afetivos, intelectuais e sociais.

É válido ressaltar que há também atividades realizadas com as respectivas famílias, tais como: comemoração dos aniversariantes, Dia das Crianças,  recreativas, de dramatização, concurso de desenhos, atividades artesanais, poesia, pintura e dinâmicas.

O Circo-Social funciona de segunda a sexta-feira, em dois turnos de quatro horas cada, de forma contínua ou intercalada, levando em conta os interesses e necessidades de cada beneficiário e suas famílias, além de respeitar o contraturno escolar. Ou seja, a criança comparece à escola num período e no outro frequenta o Circo. 

“Um ótimo trabalho, sempre procurando adaptar a todos, ajudando as crianças, fornece boa alimentação, convívio mesmo nesta época de pandemia sempre mantendo-nos informados e fornecendo materiais às crianças”, declarou Francine Silva Celestino de Brito, 35 anos, que frequentou esse ponto de atendimento social até o ano 2000, e, agora, é mãe dos atuais beneficiários Amanda (14 anos), Nicole (11 anos) e Rafael Celestino de Brito (15 anos).

Só no ano de 2020, foram servidas mais de 20 mil refeições gratuitas.

Para participar desse programa social, os pais ou responsáveis preenchem uma ficha de inscrição, presencialmente, e, havendo vaga para a área de interesse, é realizada a matrícula. 

Atualmente, devido à pandemia, não há vagas abertas e o atendimento está reduzido, seguindo normas sanitárias vigentes na cidade, com 35% da capacidade presencialmente e o restante de forma remota, com atividades on-line.

ACM, MUITO MAIS DO QUE VOCÊ IMAGINA!

______________________

O Y’S Men’s Club Vila Ré – clube de serviços organizado por voluntários que apoiam os programas sociais do Circo-Social Vila Ré – convida você e sua família para a 3ª Feijoada Beneficente.

DIA 07 DE AGOSTO, DAS 11H30 ÀS 14H30, COM RETIRADA NO LOCAL.

Endereço: Rua Santo Henrique, 50, ao lado da Estação Patriarca do Metrô.

Adesão: R$ 30,00.

Mais informações: 11 2684 3601.

______________________

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *