Boas ideias nascem aqui!

Boas ideias nascem aqui!

Basquete e Vôlei: esportes olímpicos criados pela ACM, além do Futsal, que ainda não é olímpico, mas é praticado por milhões e milhões de pessoas ao redor do globo, sendo tão popular quanto os outros dois citados.

Apenas como curiosidade, pela segunda vez, o Futsal estará contemplado nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2022, em Dakar. A primeira vez que o Comitê Olímpico Internacional o acrescentou naqueles jogos foi em 2018, cuja equipe brasileira sagrou-se vencedora, com medalha de ouro.

HISTÓRIA

A ACM destaca-se pelo seu pioneirismo no esporte mundial ao ter inventado os olímpicos: Basquete, em 1891; o Vôlei, em 1895; e o ainda não olímpico, Futsal, em 1930.

Em 21 de dezembro de 1891, James Naismith, professor de Educação Física da YMCA Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos, recebeu um desafio de seu diretor: criar um esporte em que os alunos pudessem praticá-lo em local fechado, protegendo-se do inverno rigoroso que impedia a prática do Baseball e do Futebol Americano. Assim, Naismith descartou um jogo que utilizasse os pés, ou muito contato físico, pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada, 3,05 metros – metragem que se mantém até hoje – e escreveu treze regras básicas ao que chamou de Basquete.

O jogo inaugural ocorreu no dia 20 de janeiro de 1892, com nove jogadores em cada equipe, e com uma bola de futebol. A partida foi vista por 200 pessoas, na YMCA Springfield, cujos alunos venceram os professores por 5 a 1.

BRASIL

No Brasil, Moacyr Brondi Daiuto, saudoso educador da ACM / YMCA São Paulo, trouxe ao País a primeira medalha olímpica de Basquete, nas Olimpíadas de Londres, em 1948. Na época, Daiuto estava à frente da equipe, como técnico, e sempre trabalhou incansavelmente pelo esporte, influenciando gerações. Todo o acervo de medalhas, inclusive a olímpica, prêmios e troféus conquistados pelo atleta está em um memorial, localizado na ACM Centro, no endereço: Rua Nestor Pestana, 147 – Consolação – São Paulo – 5º andar.

Já o Vôlei foi criado pela YMCA Holyoke, também em Massachusetts, nos Estados Unidos, pelo então professor William George Morgan, em 09 de fevereiro de 1895. O objetivo de Morgan era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesão. Inicialmente, jogava-se com uma câmara da bola de Basquete e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de Volleyball, e a primeira partida na ACM / YMCA São Paulo data o ano de 1917.

FUTSAL

Todo esse pioneirismo esportivo não parou por aí, uma vez que a ACM / YMCA criou, também, o Futsal, em 1930, graças à genialidade do então jovem acemista Juan Carlos Ceriani, do Instituto Técnico da Federação Sul-americana das ACMs. E, em 1935, os educadores João Lotufo e Asdrubal Monteiro introduziram a modalidade no Brasil.

A Classe das 18h, na ACM Centro (Rua Nestor Pestana), conhecida como “Up34”, é referência para as demais classes da Instituição, nas 11 unidades esportivas,  uma vez que foi ela quem recebeu o Futebol de Salão Clássico, quando chegou ao Brasil, em 1940, por iniciativa de Habib Maphuz, ex-educador da ACM.

“O Futsal começou nesta classe”, afirma Sérgio Ferrara, um dos líderes do grupo, chamado carinhosamente de Preguinho.

CURIOSIDADE

A Taça Olímpica é a maior premiação do desporto mundial, que reconhece instituições ou associações que mais contribuíram com o esporte. Esse reconhecimento foi concedido à ACM, em duas ocasiões: uma em 1920, pela criação do Basquete, endereçado à Springfield College, e outra, em 1929, à Aliança Mundial das ACMs, por sua contribuição ao crescimento internacional do Movimento Olímpico.

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *