Boas ideias nascem aqui!

Basquete e Vôlei: esportes olímpicos criados pela Associação Cristã de Moços

A ACM destaca-se pelo seu pioneirismo no esporte mundial ao ter inventado os olímpicos: Basquete, em 1891, e o Vôlei, em 1895.

Em dezembro de 1891, James Naismith, professor de Educação Física da YMCA Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos, recebeu um desafio de seu diretor: criar um esporte em que os alunos pudessem praticá-lo em local fechado, protegendo-se do inverno rigoroso que impedia a prática do Baseball e do Futebol Americano. Assim, Naismith descartou um jogo que utilizasse os pés, ou muito contato físico, pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada, 3,05 metros – metragem que se mantém até hoje – e escreveu treze regras básicas ao que chamou de Basquete.

O jogo inaugural ocorreu no dia 20 de janeiro de 1892, com nove jogadores em cada equipe, e com uma bola de futebol. A partida foi vista por 200 pessoas, na YMCA Springfield, cujos alunos venceram os professores por 5 a 1.

BRASIL

No Brasil, Moacyr Brondi Daiuto, saudoso educador da ACM / YMCA São Paulo, trouxe ao País a primeira medalha olímpica de Basquete, nas Olimpíadas de Londres, em 1948. Na época, Daiuto estava à frente da equipe, como técnico, e sempre trabalhou incansavelmente pelo esporte, influenciando gerações. Todo o acervo de medalhas, inclusive a olímpica, prêmios e troféus conquistados pelo atleta está em um memorial, localizado na ACM Centro, no endereço: Rua Nestor Pestana, 147 – Consolação – São Paulo – 5º andar.

Já o Vôlei foi criado pela YMCA Holyoke, também em Massachusetts, nos Estados Unidos, pelo então professor William George Morgan, em 09 de fevereiro de 1895. O objetivo de Morgan era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesão. Inicialmente, jogava-se com uma câmara da bola de basquete e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de Volleyball, e a primeira partida na ACM / YMCA São Paulo data o ano de 1917.

FUTSAL

Todo esse pioneirismo esportivo não parou por aí, uma vez que a ACM / YMCA criou, também, o Futsal, em 1930, graças à genialidade do então jovem acemista Juan Carlos Ceriani, do Instituto Técnico da Federação Sul-americana das ACMs. E, em 1935, os educadores João Lotufo e Asdrubal Monteiro introduziram a modalidade no Brasil.