Áreas Programáticas da ACM São Paulo

Áreas Programáticas da ACM São Paulo fortalecem o trabalho desenvolvido com crianças, jovens, adultos e pessoas acima dos 60 anos de idade na Instituição.

A Família Acemista é semelhante a sua aí de casa, no entanto, composta por mais crianças, jovens, adultos e veteranos. E é por essa razão que a ACM São Paulo, focada em cuidar cada vez melhor dessa grande família, da qual VOCÊ FAZ PARTE, fortalece, dia após dia, seu trabalho com os grupos etários, no que se refere às atividades, programas, ações e eventos das Áreas Programáticas.

Há um profissional (executivo) responsável por cada grupo etário , com o apoio de uma equipe multitask para compreender, cuidar, treinar e suprir as necessidades dos associados, que entregam suas vidas para a Instituição, em busca de uma formação integral com qualidade de vida, saúde, bem-estar e de um ambiente acolhedor que agregue valores e princípios.

Assim, cada segmento transformou-se numa área programática, acompanhada, de perto, por um grupo de profissionais e voluntários.

A ACM entende que, para você trabalhar o equilíbrio entre Alma, Corpo e Mente, existem diferentes aspectos no desenvolvimento do ser humano que precisam ser levados em consideração, porque o jeito de trabalhar com criança é um, com os jovens é outro, e, com a terceira idade, outro completamente diferente.

O que está no cerne da proposta das áreas programáticas (APs) é o lidar com pessoas, com seres humanos, com indivíduos, valorizando o contato pessoal e a importância que cada associado tem para com nossa Instituição. E lidar com o ser humano extrapola suas características ligadas ao corpo físico e passa pelas riquezas do relacionamento, do descobrir das potencialidades das pessoas que #VemPraACM e buscam o bem-estar integral.

É impossível pensar no ser humano de forma isolada! Embora a ACM objetive o coletivo, ela trata do individual, porque cada pessoa é uma e tem uma realidade diferente.

A ACM São Paulo transmite valores e resgata, diariamente, em suas 11 unidades esportivas e pontos de atendimento social, o lado mais humano da pessoa. Por essa razão há as APs, que são voltadas para se conhecer as especificidades e a identidade de cada grupo etário. Ou seja, a ACM, por intermédio de seus profissionais e voluntários, conhece as pessoas e satisfaz seus interesses, no intuito de ajudá-las a serem mais felizes.

As Áreas Programáticas atuam com e para as pessoas, respeitando as necessidades e expectativas de cada grupo etário, porque o grande papel da ACM São Paulo é mais do que formar atletas, é formar o espírito de cidadania, o trabalho comunitário e o voluntariado.

Oficialmente, as APs são:

:: Área Programática Crianças e Acampamento 

Crianças e adolescentes com idade entre 03 e 12 anos brincam e se divertem, nas 11 unidades esportivas, recebendo uma educação integral embasada na metodologia de “aprender a conhecer, a fazer, a ser e a conviver”, com a qual a ACM São Paulo capacita-os para se tornarem lideranças saudáveis à sociedade. 

Informações sobre o Acampamento, clique aqui.

:: Área Programática Jovens (CampusACM)

É no CampusACM, conselho composto por jovens acemistas, em que há  o desenvolvimento de ações voltadas à juventude, cujo trabalho é embasado em transformar a ACM São Paulo num espaço no qual os participantes das atividades institucionais tornam-se responsáveis por parte de sua formação. 

:: Área Programática Masters (Terceira Idade)

Organiza ações e atividades a um público com mais de 60 anos de idade. Fortalecer este público é o objetivo desta área, e, para fortalecer, é necessário investir num trabalho diferencial em classe e não se ater apenas às atividades regulares e institucionais, mas, sim, promover convivência social e provocar relacionamentos.

Dessa forma, a área esquematiza passeios, excursões, festas de confraternização, viagens nacionais e internacionais etc. A importância dessas atividades é que, por saírem um pouco da rotina institucional, o público-alvo consegue fortalecer as amizades e o grupo do qual estão inseridos. Numa excursão, por exemplo, isso é muito importante para o fortalecimento de vínculos.

OUTRAS ÁREAS PROGRAMÁTICAS

Além das três supracitadas, há a Área Programática Sociocultural, estruturada com a finalidade de criar, divulgar e organizar projetos, programas e ações de cunho sociocultural, tais como: artes cênicas, artes plásticas, musicais, conferências, concursos culturais e de fotografia etc. E a Área Programática de Missão Cristã, que zela pelos valores institucionais (Honestidade, Respeito, Responsabilidade e Solidariedade) e coloca em prática os ensinamentos cristãos que norteiam o Movimento Acemista. Esta última AP organiza, também, as atividades comemorativas da Semana Mundial da Oração, que, desde 1875, é realizada pelo Movimento Acemista em âmbito mundial.

A ACM ajuda as pessoas a serem mais felizes.