#ACM118

#ACM118 anos de história!

É hoje, Acemista! É hoje que a Associação Cristã de Moços de São Paulo chega aos seus 118 anos de existência, mantendo, com muito vigor, sua missão de fortalecer pessoas, famílias e comunidades.

Em 23 de dezembro de 1902, sob o comando do acemista Myron August Clark e do apoio e empenho de líderes cristãos, sobretudo da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo (Catedral Evangélica), além de pessoas iluminadas e aquecidas pela chama do espírito humanitário, a ACM estabeleceu suas bases no Estado de São Paulo, cujo primeiro presidente foi o sr. Carlos Gomes de Sousa Shalders.

Conforme a Instituição ganhava estrutura, as comissões de culto e ensino bíblico empenhavam-se ao máximo em organizar e executar um programa de atividades regulares para sustentá-la e impulsioná-la cada vez mais.

Em meados dos anos 1930, com a expansão do número de beneficiários e associados, a ACM São Paulo investiu em sua primeira sede, situada na Rua Santo Antônio, a qual possibilitou organizar melhor e diversificar mais as atividades esportivas e os programas educacionais e socioculturais. Mas registre-se aqui que o primeiro endereço da ACM paulista foi a Rua Líbero Badaró.

Todos puseram as mãos à obra para tornar realidade o Movimento Acemista em São Paulo. Tanto fizeram que, após diversas Campanhas Financeiras, a ACM São Paulo inaugurou, em 1956, sua mais nova e moderna sede própria, na Rua Nestor Pestana, 147 – Consolação. Um edifício de linhas modernas e de estrutura arrojada para a época, com seus três ginásios poliesportivos e a primeira piscina semiolímpica e aquecida da cidade de São Paulo, quiçá do Brasil.

“Disseminem-se pelo território nacional, sociedades como a vossa; pratiquem-se, em todo o País os preceitos morais que são os vossos lemas, e dentro de poucos anos estará transmudada a face desta Nação”. Essa declaração foi proferida pelo ex-ministro do Supremo Tribunal Federal |(STF), sr. Pedro Lessa, que destacava a força da ACM, cada vez mais enraizada e integrada à sociedade paulista.

“Já conheço a ação benéfica da Associação Cristã de Moços e a tenho sentido através da colaboração leal e eficiente de vários dos seus membros, que são auxiliares do meu governo”, declarou o ex-governador de São Paulo, sr. Lucas Nogueira Garcez (1951-1955).

Em 118 anos de atuação, a ACM São Paulo vem desenvolvendo programas e estratégias que ratificam sua característica marcante: ser uma parceira das autoridade públicas na tarefa de lidar com problemas sociais presentes em diversas comunidades do Estado. Essa atuação posicionou a Instituição entre as 10 maiores filantrópicas e beneficentes, no Brasil, em volume de atendimento e projetos socioculturais à sociedade.

Celebrar 118 anos é mais do que consolidar uma marca; é consolidar a alegria, o privilégio e a satisfação de ser uma instituição que vem fazendo história, focada na valorização do ser humano. E valorizar o ser humano é fortalecer pessoas, famílias e comunidades.

Parabéns, ACM! Parabéns, Acemista!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *