Há exatos 173 anos, nascia um movimento cristão voltado ao fortalecimento de pessoas, famílias e comunidades, cuja tarefa primordial ainda continua sendo a de construir, diariamente, oportunidades para o desenvolvimento humano, sob os aspectos moral, físico e social.

Mas quem constroi essas oportunidades? O Movimento Acemista! Mas o que é este movimento? Oras, um corpo formado por 725 mil voluntários e 96 mil profissionais, presente em 119 países, 11.200 sedes, e que alcança mais de 58 milhões de pessoas, dia após dia. Ou seja, um movimento internacional que envolve, cria vínculos, chama a participar, abraça, dá voz, ouve, educa, instrui, compartilha momentos, desenvolve e respeita milhões e milhões de pessoas que adentram em suas unidades e sedes, todos os dias, para manter o equilíbrio entre Alma, Corpo e Mente.

Hoje, Dia do Acemista, é mais uma oportunidade de agradecermos e parabenizarmos a todos esses acemistas que contribuem com o fortalecimento do movimento, e, acima de tudo, ao fundador da ACM, sir. George Williams, que, em 06 de junho de 1844, lançou a pedra basilar da Associação Cristã de Moços, em Londres, com o intuito de oferecer melhor opção de vida à juventude que, naquela época, estava à mercê das consequências da Revolução Industrial.

“Meu último legado muito precioso é a Associação Cristã de Moços. Eu a deixo em suas mãos, queridos jovens de todos os países, para que a conservem e a divulguem. Espero que vocês sejam tão felizes como eu tenho sido, e tenham mais êxito, pois isto significará bênçãos para suas próprias almas e para as de muitos outros”, declarou George Williams, em seu último discurso proferido na comemoração aos 50 anos da Aliança Mundial das ACMs, em 1905.

A ACM foi, é e sempre será bênçãos a muitas almas, como profetizado pelo idealizador, visionário e fundador, George Williams, para que todos sejam um! Sabe por quê? Porque:

“A ACM não é o edifício que ocupa, e sim o quê a construiu;

Não é a massa social, e sim o que a traz para nós;

Não é orçamento, e sim o que a sustenta;

É o espírito de fraternidade que junta os homens de fé no companheirismo e no serviço aos demais;

É o espírito de serviço que decide “não ser servido, e sim servir’.”

Ou seja, somos nós a ACM! Feliz Dia do Acemista!

 

VOCÊ SABIA?

George Williams nasceu em 1821, no sul da Inglaterra, num pequeno povoado rural. Aos 19 anos, em Londres, sensibilizado com a situação de desagregação social da cidade, em decorrência da Revolução Industrial, começou a organizar um grupo de companheiros que liam e estudavam a Bíblia dentro da loja onde trabalhava. O grupo cresceu e daí nasceu a Associação Cristã de Moços. Por mais de meio século, George Williams teve presença e participação constantes no Movimento Acemista mundial. O fundador faleceu em 1905, aos 84 anos, e foi sepultado na Catedral de Saint Paul, Londres.

________________

DIA DO ACEMISTA – CALENDÁRIO OFICIAL

O Dia do Acemista passou a ser comemorado, oficial e anualmente, em 06 de junho, na cidade de São Paulo, a partir de julho de 1997, e, no Estado, em 24 de outubro de 2005.

No Projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de São Paulo consta que a ACM é uma instituição cujos objetivos e realizações justificam a comemoração da data e merece todo o reconhecimento do Poder Público aos relevantes serviços prestados à população em geral, notadamente às comunidades mais carentes.

Os feitos alcançados pela ACM / YMCA São Paulo em mais de um século de realizações credenciam-na a receber a justa homenagem.